sábado, 28 de dezembro de 2013

Pão de Deus, Pão com Passas e pepitas de chocolate na Máquina de Fazer Pão


Ando a gostar da minha máquina...

Ok... eu sei, já disse que a máquina é uma forma de batota, mas eu estou totalmente apaixonada pela minha máquina de fazer pão, não paro de testar novas coisas e pesquisar receitas. Ando a fazer constantemente esses pães doces e deliciosos que não dão trabalho. 

Ingredientes:

120 ml de água morna
2 chávenas de farinha para brioche da Nacional 

Modo de Preparação:

Coloque a água e depois a farinha na forma da máquina, selecione o programa massa (leva uma hora e meia).
Quando o programa chegar ao fim, coloque farinha no balcão da cozinha e ponha a massa com cuidado por cima da farinha para levedar durante uma hora. Cubra bem com panos grossos para não apanhar frio. 


Ingredientes para recheio:

Para fazer o pão de passas, precisará apenas de passas. Para os de pepitas de chocolate, só as pepitas. Para o pão de Deus:
1 ovo
1 chávena de café bem cheia de coco ralado (pode pôr mais, a gosto)
1 chávena de café de açúcar

Para preparar o recheio do pão de Deus é só bater o ovo, misturar o açúcar e o coco. Será preciso mais um ovo batido para pincelar todos os pães antes de irem ao forno.

Depois da massa ter levedado durante uma hora, unte um tabuleiro com pinceladas de óleo. Divida a massa em bolas do seu gosto e recheie cada uma com o que quiser, com passas ou pepitas. É importante que esse recheio fique dentro da bola. Em relação ao pão de Deus, faça uma pequena covinha no centro da bola e com ajuda de uma colher de sobremesa vá colocando o recheio de coco no meio. Disponha as bolas no tabuleiro, com um certo espaço entre cada uma delas, pincele com o ovo batido, cubra novamente e deixe levedar por mais uma hora. Nessa altura, prefiro deixar levedar na minha sala (pois, a massa já está no tabuleiro) que é mais quente do que a minha cozinha. Assim a massa cresce mais e fica bem fofa.

Faltando dez minutos para acabar de levedar, aqueça o forno a 200 graus. Quando acabar o tempo de levedura, leve o tabuleiro ao forno por 12 minutos. Estão prontas!

Com esta farinha da Nacional, também é possível fazer Bolo Rei e Folar. Já fiz o Bolo Rei e fica fantástico!


Bolo Rei feito com a farinha de brioche da Nacional também na máquina de fazer pão

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Couscous Marroquino


Couscous Marroquino com Camarão e cogumelos

Ingredientes:

2 chávenas de couscous (usei o da Milanesa)
2 chávenas de água a ferver com um fio de azeite
Sal a gosto
1 colher de sopa de manteiga
500 g de miolo de camarão de boa qualidade (usei alguns camarões sem descascar e com a cabeça para dar graça e sabor)
1/2 chávena de amêndoas picadas
1/2 pimento vermelho cortado em tiras finas
1/2 pimento verde cortado em tiras finas
1 pimenta malagueta picada
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 lata média de cogumelos laminados (se tiverem frescos é melhor)
2 colheres de sopa de azeite
Manteiga líquida a gosto
1 cubo de caldo de marisco
Sumo de um limão
Salsa fresca (não utilizei neste dia, porque não havia aqui em casa, mas fica melhor com a salsa)

Modo de preparação:

Coloque o couscous num recipiente e acrescente a água a fever. Tampe e reserve. Lave os camarões com o sumo de limão. Numa panela aqueça o azeite e um pouco da manteiga líquida. Junte o alho e a cebola. Refogue por alguns minutos e acrescente o camarão (não deixe o sumo de limão ir para panela, escorra). Envolva-os na cebola e no alho e depois junte os pimentos, a pimenta malagueta e o cubo de caldo de marisco. Quando o camarão já tiver ganhado cor, acrescente os cogumelos. Envolva tudo muito bem e deixe cozinhar alguns minutos. Nessa altura, mexa o couscous, junte uma colher de manteiga e sal a gosto. Ele já terá absorvido toda a água e já estará cozido. Junte então o couscous com os camarões e os cogumelos na panela, mexa tudo muito bem e acrescente as amêndoas. Deixe ganhar sabor por alguns minutos, polvilhe com salsa picada e está pronto.

Mingau de Tapioca


No Inverno Português, um Mingau Brasileiro!

Ingredientes:

1 chávena de tapioca (usei a da marca globo)
1 chávena e 1/2 de água
2 chávenas de leite (só para começar, vou sempre acrescentando mais depois e sem medir. Devo utilizar 1/2 litro ao todo)
1/2 lata de leite de coco (100 ml)
1/2 lata de leite condensado
Canela em pó para polvilhar
1 pau de canela

Modo de preparação:

Coloque a tapioca na panela e junte a água. Deixe de molho por pelo menos 40 minutos. A tapioca vai absorver toda a água e ficar mais macia. Passado esse tempo, junte o leite, o leite de coco, o pau de canela e o leite condensado. Leve ao lume brando, sempre a mexer com uma colher de pau. A partir do momento que o mingau começa a engrossar, acrescente mais leite. Repita esse processo até que os flocos de tapioca estejam completamente macios. Como referi na lista dos ingredientes, nesse processo deve gastar ao todo 1/2 litro de leite. Retifique o sabor, acrescente mais leite condensado se estiver pouco doce ou mais leite se notar o contrário. Polvilhe com canela e fique aquecido!

sábado, 16 de novembro de 2013

Mousseline de batata doce com camarão e molho de vinagre balsâmico


Camarão e Batata doce... união perfeita

Andei a pesquisar em vários blogs de culinária e cheguei a esta receita. Coloquei-a do meu jeito, como sempre alterando uma coisinha aqui e outra ali. 
É um prato fantástico e delicioso. A mousseline é muito leve, muito melhor do que um purê de batata doce convencional. 

Ingredientes para a mousseline:

1 batata doce grande (daquelas cor de abóbora)
1 caixa de natas
1 colher de sopa de queijo mascarpone
1 colher de sopa de manteiga (usei a becel líquida)
Sal a gosto

Modo de preparação:

Lave bem as batatas, descasque-as e leve a cozer. Quando estiverem cozidas, escorra a água e junte os outros ingredientes. Bata com a varinha mágica e leve ao lume baixo, mexendo de vez em quando. Depois de 5 ou 8 minutos estará pronta (a minha mousseline rendeu bastante, tive de guardar no frigorífico).

Ingredientes para o molho de vinagre balsâmico:

1 chávena de café de vinagre balsâmico
Pimenta moída a gosto
2 colheres de sopa de azeite
Sumo de meio limão
2 colheres de sopa de açúcar mascavado

Modo de preparação

Em uma panela misture todos os ingredientes e leve ao lume bem baixo. Mexa de vez em quando. Estará pronto quando se assemelhar a uma calda de chocolate, pois ganhará certa consistência.

Ingredientes para os camarões:

18 camarões (fiz o prato para duas pessoas e são daqueles camarões menores, se utilizarem os maiores penso que três ou quatro por pessoa será suficiente)
Sumo de meio limão
Sal e pimenta preta moída a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparação:

Limpe os camarões, descasque-os e lave-os com o sumo de limão. Coloque um fio de azeite numa panela e leve ao lume. Coloque os camarões, quando o azeite estiver quente, tempere com sal e pimenta. Deixe no lume durante três ou dois minutos de cada lado, só até ganharem aquele tom rosa.

Depois de ter acabado, penso que a receita ficaria melhor se juntássemos uma vieira salteada em azeite em cada taça da mousseline. Fica a dica!

Pão com chouriço e oregãos na máquina de fazer pão


Pão na máquina de fazer pão nem sempre é batota!

Ok... ok... muitas pessoas que gostam de cozinhar consideram a Bimby e a máquina de fazer pão uma forma de fazer batota. Eu também acho, mas tenho uma máquina de fazer pão e tenho de fazer uso dela :D Para não dizer que sou totalmente batoteira, criei a receita depois de ler muitas na internet. O resultado foi maravilhoso, adoramos!!

Ingredientes:

1 chávena de água
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá e 1/2 de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 chávena e 1/2 de farinha de trigo (usei a 55)
1 chávena e 1/2 de farinha de milho
1 chouriço de carne picado (sem a pele)
1 colher de sopa de oregãos secos
2 colheres de chá de fermento para pão (usei o fermipan)

Modo de preparação:

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de acordo com a ordem listada acima. Selecione a tecla "sandes". O programa é de 3 horas, depois tem 1 hora de repouso. Ao término do repouso, ainda deixei cozer mais 10 ou 15 minutos para ganhar mais cor (utilizei a tecla cozedura).


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Polvo à lagareiro


Uma comida portuguesa com certeza!

Adoro polvo à lagareiro, apesar de não ser portuguesa! Outro dia, ouvi alguém perguntar a origem do nome do prato. Bem, apesar de muita gente saber, algumas ainda não sabem que lagareiro vem de lagar, o local onde se prepara o azeite e como o prato é bem regado neste ingrediente, o título veio mesmo a calhar!
E é assim que eu o preparo cá em casa:

Ingredientes:

1 cebola bem grande cortada em quatro partes com casca
1 polvo pequeno (se for para 2 pessoas)
8 batatas para assar (daquelas pequenas)
Coentros picados a gosto
3 dentes de alho esmagados
Sal a gosto
Azeite suficiente para regar o polvo

Modo de preparação:

Numa panela grande, que tenha espaço suficiente para o polvo, coloque água para ferver e junte o polvo e a cebola. Como o meu polvo não era grande, estava cozido em menos de quarenta minutos. Enquanto o polvo coze, lave bem as batatas e leve ao forno (250 graus) numa cama de sal grosso durante quinze minutos. Depois de retirar o polvo da panela, coloque-o num recipiente para ir ao forno, junte as batatas (que já tinham estado 15 minutos no forno), os dentes de alho, tempere tudo com sal e junte também os coentros. Regue com bastante azeite e leve ao forno (200 graus) durante 10 ou 15 minutos, depois de terminado esse tempo, vire o lado das batatas e do polvo, prove o sal para ver se é necessário retificar e leve ao forno por mais dez ou quinze minutos. Está pronto!

Lagar em Sesimbra 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pizza caseira


Pizza totalmente feita em casa

Publiquei recentemente uma receita de pão de farinha de milho. Esta mesma massa do pão dá para fazer pizzas. Se quiser, substitua a farinha de milho por de trigo, mas eu gosto da pizza com a farinha de milho também. Esta massa que utilizei foi a que estava no frigorífico, o que sobrou do dia em que fiz o pão. Ela aguenta bem durante 7 ou 8 dias.
Depois que tirar a porção desejada da massa, coloque farinha no balcão e envolva também a massa em um pouco de farinha de trigo, pois ela estará um tanto húmida. 
Abra a massa com um rolo no balcão e depois coloque na forma de fundo amovível. Depois de forrar o fundo da forma com a massa, coloquei queijo mussarela nos cantos e dobrei a massa em excesso, criando assim uma borda recheada.

Ingredientes para o recheio (o recheio é a gosto, vou aqui deixar o que fiz registado):

2 colheres de sopa bem cheias de polpa de tomate
Sal a gosto
Folhas frescas de manjericão
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
1 prato pequeno de frango desfiado (utilizei as sobras de um frango assado no churrasco)
Fatias de queijo Edam (o tanto que for necessário para cobrir a massa)
10 colheres de café de queijo mascarpone
folhas de oregãos frescos
rodelas de chouriço
tomates cereja
Fio de azeite

Modo de preparação:

Aqueça o forno a 220 graus. Em uma panela, derreta a manteiga, junte a polpa de tomate, o sal e as folhas de manjericão. Deixe ferver até obter um molho consistente, pode juntar um pouco de água. Depois do molho pronto, espalhe pela base da massa. Depois coloque o queijo Edam e por cima o frango desfiado. Espalhe rodelas de chouriço, folhas de oregão e os tomates cereja, depois distribua as colheres de queijo mascarpone por cima da massa. Regue com um fio de azeite e leve ao forno durante 15 ou 20 minutos.



sábado, 9 de novembro de 2013

Raviolis de gema com molho de manteiga



Raviolis com recheio de gema de ovo e queijo creme

Ingredientes para a massa:

16 colheres de sopa de farinha de trigo (cerca de 200g)
2 ovos

Modo de preparação:

Numa bancada lisa, coloque a farinha e deixe um buraco no meio. Bata os ovos com um garfo e verta no meio da farinha. Amasse bem até ter uma massa de espécie elástica (pelo menos durante cinco minutos). Se notar que não tem esse ponto, acrescente um pouco de água até a massa ganhar elasticidade. Envolva-a em película aderente (papel filme) e deixe repousar durante pelo menos 30 minutos.


Massa enrolada em película aderente para repousar

Depois dos trinta minutos, abra a massa com o rolo (se tiver aquela máquina, ainda melhor! Eu não tenho). Deixe a massa o mais fina possível, corte-a em pares de círculos (o tamanho deste ravioli é maior do que os habituais, pois a gema ficará dentro do círculo).


Tive de fazer alguns círculos menores no final para aproveitar toda a massa

Agora o trabalho com a massa está terminado, poderá tratar a seguir do recheio.

Ingredientes para o recheio:

Gemas de ovo (quantas forem necessárias, depende do número de raviolis)
Queijo Mascarpone
Queijo Roquefort
Presunto picado
Oregãos frescos

Modo de preparação:

Coloque primeiro a gema no centro do círculo do ravioli, depois coloque uma ou duas colheres de chá de queijo Mascarpone e de queijo Roquefort (vai de acordo com o seu gosto). Acrescente um pouco de presunto e folhas de oregãos.

Como fechar os raviolis?

Usei um garfo com as pontas molhadas para selá-los e correu tudo bem.

Como cozinhá-los?

Coloque água para ferver com sal e um fio de azeite. Quando estiver a levantar fervura, ponha os raviolis. Não deve deixá-los muito tempo, pois podem ficar empapados e a gema ficar demasiado cozida. A gema deverá escorrer, quando o ravioli for cortado, este é o ponto certo. Cinco minutos deverá ser suficiente (na verdade não estive a contar, tirei-os quando percebi que estavam cozidos).
O molho deve ser preparado em simultâneo, para que tenha tudo pronto ao mesmo tempo.

Ingredientes para o molho:

3 colheres de sopa bem cheias de manteiga
1 dente de alho
Sumo de 1/2 limão grande
Pimenta moída
Folhas frescas de manjericão 

Modo de preparação:

Derreta a manteiga no tacho, depois junte o dente de alho e a pimenta moída (não tenha medo de por muita pimenta, fica muito bom). Quando estiver a ferver, junte o sumo do limão e mexa. As folhas de manjericão só devem se juntar quando já estiver a pôr o molho no prato. Agora é só escorrer os raviolis e juntar o molho.
Também fiz uma salada de rúcula selvagem, tomate e mussarela de búfala para acompanhar.


Salada para acompanhar

A gema do ovo a escorrer, muito bom!


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pão de farinha de milho


Pão quentinho feito por nós!

Já faz algum tempo que ando a pensar em fazer pão em casa e sem utilizar a máquina de fazer pão. Pesquisei algumas receitas e depois criei a minha própria. O resultado foi bom, mas foi só a primeira vez! Penso que com a prática o resultado seja excelente. Seja como for, o pão agradou aqui em casa quentinho e com manteiga.

Ingredientes:

2 copos e 1/2 de farinha de milho
2 copos de farinha de trigo
1 copo e 1/2 de água morna
1 colher de chá de fermento para pão (usei o fermipan) 
1 colher de chá de sal grosso

Modo de preparação:

Misture todos os ingredientes num recipiente que tenha tampa (deve ter espaço suficiente para misturar a massa com as mãos). A massa não deve ficar muito mole, se notar que isso acontece, junte mais farinha (de trigo ou de milho, depende do seu gosto).


A minha massa ficou assim depois dos ingredientes todos misturados

Tampe o recipiente e deixe levedar por duas horas em temperatura ambiente.


Depois de levedar durante duas horas
Depois desse tempo, pode colocar a massa no frigorífico que deve durar até uma semana. Se quiser já fazer o pão, retire a quantidade pretendida com cuidado (por causa do ar dentro do massa) e molde o pão ao seu gosto sem amassar muito. Usei farinha de trigo para moldar o pão, enfarinhei o balcão para manuseá-lo. Tinha já o forno aquecido previamente a 250 graus, porém, quando o levei ao forno, diminuí para 200 graus (uma dica que aprendi no programa Masterchef Austrália). Ficou no forno por cerca de 30 minutos e esse foi o resultado:



Muito bom!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bolo mousse de chocolate


Bolo de Chocolate sem farinha e sem leite

Vi a receita deste bolo no programa da Rachel Allen, pareceu-me simples e fantástico. Não está idêntico a receita da Rachel, pois ela não indica quantidades. Eu determinei por minha conta a quantidade dos ingredientes e acrescentei o amido de milho para dar mais consistência. O resultado foi o seguinte: é impossível comer uma única fatia!

Ingredientes:

200g de chocolate (70% cacau)
1 chávena de manteiga
5 ovos
1 chávena bem cheia de açúcar moreno  
2 colheres de sopa de amido de milho
Manteiga para untar a forma
Cacau em pó para polvilhar o bolo

Modo de preparação:

Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma com fundo amovível com bastante manteiga (no programa da Rachel, ela usava uma folha de papel vegetal, mas como eu não tinha para pôr no fundo da forma, untei com bastante manteiga e não agarrou nada). Derreta em banho maria o chocolate junto com a manteiga. Deixe arrefecer. Bata os ovos e junte o açúcar aos poucos. Depois, acrescente a mistura do chocolate, bata e acrescente o amido de milho aos poucos. Verta a mistura na forma untada e leve ao forno por trinta minutos. Deixe o bolo esfriar na forma, depois de desenformar polvilhe com cacau em pó.



terça-feira, 29 de outubro de 2013

Lombo de porco no forno

Antes de ir ao forno

Lombo de porco assado com batatas, chouriço, alho e chalotas

Ingredientes:

1 pedaço médio de lombo de porco (com ou sem osso - com osso dá mais sabor)
14 batatas pequenas para assar
10 chalotas
1 cabeça de alho
10 rodelas de chouriço
Sal grosso a gosto
Azeite a gosto
Pimenta moída a gosto
Paprica a gosto 
Sumo de 1 limão
Salsa fresca para decorar

Modo de preparo:

Regue o lombo com sumo de limão já no recipiente que vai levá-lo ao forno e junte as rodelas de chouriço. Lave as batatas, descasque as chalotas, parta a cabeça de alho ao meio e junte ao lombo. Tempere todo o lombo com sal, pimenta e paprica, depois regue com azeite. Use as mãos para envolver a carne nos temperos, para que o lombo fique bem untado. Cubra com papel alumínio e deixe marinar por quinze minutos. Entretanto, aqueça o forno a 220 graus e depois do lombo ter marinado, leve-o ao forno por uma hora coberto com papel alumínio com o lado brilhante virado para baixo. Passada a primeira hora, retire do forno, vire o lado do lombo e das batatas, cubra novamente e leve ao forno por mais uma hora (ou quarenta minutos, depende do grau de cozedura passada a primeira hora). Passada a segunda hora, retire o papel alumínio e leve ao forno no grill por dez minutos de cada lado. Quando estiver pronto, decore com salsa.






Tarte de chocolate


Tarte simples e fácil de chocolate

Ingredientes:

1 base de massa quebrada
1 caixa de natas
1 chávena de leite
1 barra de chocolate de culinária (175g)
1 barra média (200g ou 175g) de chocolate ao leite com amêndoas
2 ovos
3 colheres de sopa de leite condensado cozido
Chocolate granulado para decorar
Feijões secos para cozer a massa

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180 graus. Coloque a massa quebrada numa forma de tartes e corte as pontas extras. Fure o fundo da massa com um garfo, cubra com feijões secos e leve ao forno durante sete minutos. Retire do forno e trate agora do recheio.
Coloque o leite e as natas para ferver numa panela, quando levantar fervura, retire do lume e junte os chocolates partidos aos bocados. Envolva bem até que derreta completamente e fique totalmente incorporado ao leite e as natas. Bata os ovos a parte e depois junte à mistura do chocolate, depois de misturar tudo muito bem, coloque o recheio por cima da massa e leve ao forno por cerca de vinte minutos.
Depois de retirar do forno, espere cerca de cinco minutos e barre com leite condensado cozido (apenas para servir de "cola" para o chocolate granulado). Decore com chocolate granulado e está pronto. A tarte acompanha muito bem uma bola de gelado de baunilha ou de caramelo.

sábado, 19 de outubro de 2013

Gnocchi com gambas e caviar


Gnocchi ou Nhoque...

Ingredientes:

1 pacote pequeno de nhoque de compra (dá para duas pessoas)
15 gambas descascadas (deixem a cabeça para dar sabor)
1 ramo pequeno de salsa fresca
2 colheres de sopa de caviar negro
Azeite a gosto
Sumo de limão
Pimenta a gosto
1 cubo de caldo de marisco
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparação:

Coloque água para ferver com um fio de azeite. Quando levantar fervura, junte o nhoque e deixe-o cozinhar por dois ou três minutos. Quando eles subirem para o alto da panela, pode escorrer a água, pois já estarão cozidos. Passe-os por água fria para que não amoleçam. 
Lave as gambas com sumo de limão e reserve. Numa panela coloque a manteiga e um pouco de azeite, junte o alho para aromatizar e um pouco de pimenta. Derreta o cubo de marisco numa chávena de café com água a ferver. Junte o caldo ao azeite e o alho e também as gambas. Cozinhe as gambas dos dois lados e junte o nhoque. Envolva o nhoque no molho e acrescente o ramo de salsa picado. Na hora de servir, coloque uma colher de sopa de caviar negro no meio do prato.

Bolo de fubá com goiabada


Uma tentação para a hora do chá

Ingredientes:

4 ovos grandes
1 chávena de açúcar moreno
1 chávena de vaqueiro líquida (ou manteiga derretida)
1 chávena e 1/2 de fubá (farinha de milho)
1 chávena e 1/2 de farinha de trigo
2 chávenas de leite de coco
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
1/2 embalagem de goiabada
6 colheres de sopa de leite
Açúcar fino para polvilhar
  
Modo de preparação:

Numa panela coloque a goiabada e três colheres de leite. Em lume brando, mexa até a goiabada desfazer-se completamente para que se obtenha uma espécie de calda. Quando estiver desfeita e sem grumos, apague o lume e reserve para esfriar completamente. 
Unte uma forma redonda com bastante manteiga e polvilhe com fubá. Aqueça o forno a 180 graus. Bata as claras em castelo e depois vá acrescentando as gemas, uma a uma, sem parar de bater. A seguir acrescente o açúcar aos poucos e depois a manteiga, sempre a bater. Junte o fubá e misture devagar, acrescente uma chávena de leite de coco e volte a bater com a batedeira. A seguir, junte a farinha aos poucos, a outra chávena de leite de coco e 3 colheres de leite também aos poucos e sempre a bater. Com a massa homogénea, junte o fermento e misture até estar totalmente envolvido.
Na forma untada despeje um pouco da massa até forrar o fundo da mesma. Com uma concha, vá colocando a goiabada derretida em forma de círculo. Acrescente mais massa e mais goiabada de forma alternada até o fim. Leve ao forno por cerca de 40 minutos. Depois de esfriar por cerca de 10 ou 15 minutos, desenforme e polvilhe com açúcar fino refinado.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Pão de alho e sardinhas


Saudável, rápido e saboroso

Ingredientes:

1 bola integral
1 baguete integral
Azeite
Sal e pimenta
1 tomate chucha
1 dente de alho picado 
1 lata de sardinhas em azeite (esta vem até com algumas rodelas de azeitonas)
Oregãos
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Abra os pães, distribua-os no recipiente que vai levá-los ao forno. Aqueça o forno a 200 graus. Regue os pães com um fio de azeite e distribua por cima deles o alho picado. Corte o tomate em rodelas finas, retire as sementes e tempere-os com sal e pimenta. Coloque as rodelas dos tomates por cima dos pães e e polvilhe com oregãos. Abra a lata de sardinhas e retire o excesso do azeite. Amasse-as com um garfo e distribua por cima dos pães. Leve ao forno durante sete a dez minutos. Quando retirar do forno, polvilhe com queijo parmesão ralado.


Bolo Formigueiro com recheio de leite condensado cozido e nozes


Bolo para quem precisa engordar :D

Ingredientes para a massa:

3 ovos grandes
1 chávena de açúcar moreno
1 chávena de manteiga derretida (em temperatura ambiente, a manteiga não poderá estar quente quando misturada aos demais ingredientes)
3 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de leite de coco
1 chávena de leite de soja (pode ser leite de vaca)
1 chávena de chocolate granulado
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparação:

Unte uma forma redonda com manteiga e farinha de trigo. Aqueça o forno a 180 graus. Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo e reserve. Bata as gemas junto com o açúcar, depois acrescente a manteiga e bata com a batedeira por cerca de três minutos. Junte uma chávena de farinha aos poucos e continue a bater, junte a segunda chávena de farinha sempre aos poucos e sem parar de bater. Comece a verter pouco a pouco o leite de coco, sempre a bater. Repita o processo com a última chávena de farinha e com o leite de soja. Agora acrescente o fermento e misture lentamente com uma varinha de bater à mão. Finalmente acrescente as claras, envolvendo de forma delicada à mistura com uma colher e sem bater. Quando a mistura estiver homogénea, acrescente a chocolate granulado e mexa devagar com uma colher. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Não abra o forno antes dos 30 minutos, pois o bolo pode afundar. Passado os 40 minutos, espete o bolo com um palito de churrasco, se o palito sair limpo, o bolo estará cozido. Deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar.

Ingredientes para o recheio e cobertura:

1/2 lata de leite condensado cozido
50g de miolo de nozes picados
1 caixa de natas light
1 barra de chocolate de culinária
1/2 chávena de açúcar moreno
1 colher de manteiga
Açúcar fino para polvilhar

Modo de preparação:

Depois de desenformar o bolo, quando já estiver frio, divida o bolo ao meio com uma faca bem comprida, como se estivesse a abrir um pão para fazer uma sandes. Separe as duas partes, deixando uma com o miolo virado para cima. Nesta parte, espalhe o leite condensado cozido e depois as nozes picadas. Agora trate da cobertura. Num tacho, coloque as natas, o chocolate, o açúcar moreno e a manteiga. Em lume médio, vá mexendo suavemente até o chocolate desfazer-se e a mistura tornar-se um creme leve e brilhante. Retire do lume. Verta um pouco da cobertura - com a ajuda de uma concha - em cima do recheio de nozes e leite condensado cozido. Pode utilizar cerca de metade, pois a cobertura rende bastante. Vai humedecer o bolo e depois juntar a parte de cima para fechá-lo, como se fosse uma sandes. Utilize o restante da cobertura para cobrir todo o bolo e polvilhe com açúcar fino quando o creme de chocolate já estiver frio.


  

Arroz de feijão frade e frango


Aproveitar as sobras de frango

Ingredientes:

1 chávena de arroz
2 chávenas de água
Azeite
Sal a gosto
Rodelas de chouriço a gosto
2 dentes de alho picados
Tomilho fresco
1 lata de feijão frade média
4 ovos de codorniz cozidos durante 3 minutos para decorar (pode usar um ovo normal)
Sobras de frango desfiado (utilizei 2 asas e 1 costela que sobraram de um frango assado no churrasco comprado no dia anterior)
1 cubo de caldo de galinha

Modo de preparo:

Comece por fazer o arroz. Primeiro frite o arroz em um fio de azeite durante 2 ou 3 minutos, depois acrescente a água e um pouco de sal (muito pouco). Deixe ferver em lume alto. Quando a água for absorvida, tampe a panela e apague o lume. Reserve. Agora, numa outra panela, aqueça uma colher de sopa de azeite, junte o alho picado e as rodelas de chouriço. Depois de fritar o chouriço dos dois lados, retire-os da panela e reserve-os. Coloque na panela o frango desfiado, o tomilho, o feijão frade escorrido e o cubo de caldo de galinha. Refogue durante alguns minutos até o feijão e o frango ganharem o sabor do chouriço que esteve na mesma panela. Junte o arroz à mistura, envolva tudo muito bem e alise depois a superfície. Decore com os chouriços, os ovos de codorniz e tomilho fresco. Apague o lume e tampe a panela por cerca de 2 ou 3 minutos antes de servir.

Bife do lombo com molho de camarões e arroz basmati de alecrim


Bife do lombo com molho de camarões para 4 pessoas

Ingredientes para o arroz:

1 chávena de arroz basmati
2 chávenas de água
1/2 cubo de caldo de arroz
1 dente de alho
Alecrim seco a gosto
1 fio de azeite

Modo de preparação:

Coloque o fio de azeite no tacho, depois junte o dente de alho picado. Deixe fritar um pouco e junte o arroz. Frite o arroz por cerca de dois ou três minutos. Junte a água e o 1/2 caldo de arroz. Deixe cozer em lume alto, quando a água for absorvida, abaixe o lume e junte o alecrim. Misture bem, tampe e apague o lume. A cozedura será finalizada com o vapor.

Ingredientes para o bife:

4 bifes do lombo
200g de miolo de camarão (eu usei o selvagem de Moçambique 20/40)
1 colher de sopa de mostarda
1 caixa de natas
1/2 copo de vinho do porto
1 colher de manteiga
Sal e pimenta a gosto
1/2 limão

Modo de preparação:

Lave os miolos de camarão com o sumo de limão e tempere-os com um pouco de sal. Esprema um pouco do limão também em cima de cada bife. Tempere os bifes com sal e pimenta. Numa tigela a parte, bata a mostarda com as natas e junte o vinho. Misture bem e reserve. Aqueça a manteiga numa panela e coloque os bifes por cerca de 4 minutos de cada lado. Acrescente os camarões e deixe-os junto com os bifes até que estejam rosados. A seguir junte a mistura das natas. Misture bem e deixe cozer por cerca de cinco ou dez minutos, até o molho ficar encorpado. Sirva com o arroz.

domingo, 6 de outubro de 2013

Ceviche


Uma iguaria peruana

Ingredientes:

2 postas de perca (pode ser qualquer peixe branco e tem de ser fresco, já fazem ceviches com camarão, lulas e polvo também)
Sumo de 6 limões (com limas obtém-se melhor resultado)
10 tomates cereja (pode substituir por rabanetes, batatas...)
1 cebola roxa de preferência
1 ramo de coentros (eu também juntei salsa, apesar de não fazer parte da receita tradicional)
1 pimenta malagueta
Sal a gosto
Tomilho (usei raminhos apenas para decorar)

Modo de preparo:

Comece por tirar a pele do peixe, retirar as espinhas e cortar em cubinhos pequenos. Reserve. Faça o sumo dos limões e deite num recipiente que seja fundo o suficiente para que depois os cubos de peixe fiquem imersos no sumo. Tempere o sumo com a pimenta malagueta cortada em pedaços fininhos. Quanto mais sementes deixar, mais picante vai ficar, portanto depende do seu gosto. Pique os coentros bem finos e junte também ao sumo de limão. Junte os cubos do peixe a mistura, cubra com papel película e leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, pique a cebola e os tomates. Passado os trinta minutos, tempere a marinada com sal e junte a cebola e os tomates. Retifique os temperos (sal e pimenta) e está pronto a servir. Decorei com um pequeno ramo de tomilho, mas pode-se decorar como quiser. A acidez do limão vai cozinhar o peixe, mesmo sem ter ido ao lume. 

sábado, 5 de outubro de 2013

Tarte de pêras


Tarte fácil e saborosa

Ingredientes:

10 pêras descaroçadas (não escolham aquelas que estiverem muito maduras)
1 base de massa quebrada (podem fazer a massa se quiserem, as vezes eu faço a minha, pois fica sempre melhor do que a de compra, mas nem sempre temos tempo!)
2 colheres de chá de canela em pó
1 chávena de açúcar moreno
1 lata de leite condensado
1/2 sumo de limão
3 ovos de tamanho médio

Modo de preparo:

Lave bem as pêras, pois vamos utilizá-las com casca. Já descaroçadas, corte-as em fatias não muito finas. Leve-as a cozer num tacho com pouca água, somente o suficiente para cobri-las, junte também o açúcar e 1 colher de canela em pó. Não deixe cozer muito tempo, só o suficiente para ficarem macias, não devem ficar moles.
Entretanto, coloque a massa quebrada na forma de tarte e fure o fundo com um garfo. Aqueça o forno a 180 graus. 
Depois de tirar as pêras do tacho e de escorrer a água, distribua-as por cima da massa quebrada, fazendo várias camadas. Finalize com 1 colher de canela em pó, polvilhada por cima das pêras.
Agora trate do recheio. Misture o leite condensado com o sumo do limão. Acrescente os três ovos e bata bem com a batedeira. Verta a mistura por cima das pêras e leve ao forno por 40 ou 45 minutos. Depois de pronta, deixe descansar pelo menos 10 minutos antes de desenformar. 

Salada de Salmão Fumado e Caviar


Mais uma salada para a noite!

Ingredientes:

5 folhas de alface francesa
8 tomates cereja
200g de salmão fumado
Caviar a gosto (usei o negro, mas podem o usar o rosa)
Queijo feta em cubos a gosto
Folhas de manjericão fresco a gosto
Azeite e sal a gosto
Sumo de limão a gosto (1/2 limão deve ser suficiente)

Modo de preparo:

Lave bem as folhas de alface, de manjericão e também os tomates. Numa travessa (já para servir a salada) distribua as folhas de alface e tempere-as com azeite e sal (pouco). Disponha o salmão fumado por cima do alface e regue com sumo de limão. Decore com as folhas de manjericão, tomate cereja e queijo feta. Tempere novamente com mais um fio de azeite e só no final distribua pequenas porções de caviar por cima dos tomates cereja. Está pronta!

Queque de chocolate


O meu queque de chocolate

Ingredientes para a massa:

1 pacote de 150g de mousse de chocolate pronta (se for de 100g, reduz-se a quantidade dos demais ingredientes para que fiquem na mesma proporção. Eu uso a mousse de chocolate ao leite da Alsa)
1 chávena de farinha de trigo
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
1 chávena de manteiga
100g de nozes picadas (pode substituir por amêndoas)
100g de passas picadas sem caroços (opcional)
3 ovos médios
3 colheres de de sopa de leite
1 colher de sopa de mel

Ingredientes para a cobertura (se quiserem):

100g de chocolate de culinária (1 barra)
200ml de natas frescas
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
Chocolate granulado para decorar ou nozes picadas ou amêndoas (o que tiver em casa ou o que gostar mais)

Modo de preparo (queques):

Aqueça o forno a 180 graus. Prepare a forma de queques, colocando as forminhas de papel adequadas para irem ao forno. A minha forma dá 12 queques, mas esta receita sempre ultrapassa essa quantidade. Assim, faço 2 fornadas. Geralmente rende a volta de 16 ou 17 queques.
Coloque na batedeira o pacote de mousse, a farinha de trigo e o fermento. Misture bem com uma colher. Derreta a manteiga e junte ao preparado. Mexa novamente, acrescente os ovos e o mel. Bata com a batedeira até a mistura ficar homogénea. Depois acrescente as passas, as nozes e o leite. Misture tudo com uma colher. Distribua nas forminhas e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Não deve abrir o forno durante esse tempo, pois os queques podem ficar murchos.

Modo de preparo (cobertura):

Coloque o chocolate para derreter numa panela juntamente com as natas, a manteiga e o açúcar. Sempre em lume baixo, mexa delicadamente com uma colher de pau ou de silicone. Depois do chocolate totalmente derretido, deve continuar a mexer até a mistura parecer brilhante e sedosa, sempre em lume baixo. Depois disso, a cobertura estará pronta. Ficará consistente e não escorrerá pelos queques. Barre os queques um a um e depois polvilhe com chocolate granulado ou com nozes.

Uma dica engraçada: como podem ver na imagem, os meus queques têm uma placa a dizer parabéns papá. Eu mesma fiz essas placas. Fiz uma tabela no word com "Parabéns papá" e depois de imprimir, colei em palitos e espetei nos queques, pois eram para o aniversário de um papá. Para o aniversário do meu filho, imprimi imagens do Mickey (que era o tema da festa) e também fotos do meu filho e fiz o mesmo processo com os palitos.


Os queques eram outros, depois publico a receita destes.