sábado, 28 de dezembro de 2013

Pão de Deus, Pão com Passas e pepitas de chocolate na Máquina de Fazer Pão


Ando a gostar da minha máquina...

Ok... eu sei, já disse que a máquina é uma forma de batota, mas eu estou totalmente apaixonada pela minha máquina de fazer pão, não paro de testar novas coisas e pesquisar receitas. Ando a fazer constantemente esses pães doces e deliciosos que não dão trabalho. 

Ingredientes:

120 ml de água morna
2 chávenas de farinha para brioche da Nacional 

Modo de Preparação:

Coloque a água e depois a farinha na forma da máquina, selecione o programa massa (leva uma hora e meia).
Quando o programa chegar ao fim, coloque farinha no balcão da cozinha e ponha a massa com cuidado por cima da farinha para levedar durante uma hora. Cubra bem com panos grossos para não apanhar frio. 


Ingredientes para recheio:

Para fazer o pão de passas, precisará apenas de passas. Para os de pepitas de chocolate, só as pepitas. Para o pão de Deus:
1 ovo
1 chávena de café bem cheia de coco ralado (pode pôr mais, a gosto)
1 chávena de café de açúcar

Para preparar o recheio do pão de Deus é só bater o ovo, misturar o açúcar e o coco. Será preciso mais um ovo batido para pincelar todos os pães antes de irem ao forno.

Depois da massa ter levedado durante uma hora, unte um tabuleiro com pinceladas de óleo. Divida a massa em bolas do seu gosto e recheie cada uma com o que quiser, com passas ou pepitas. É importante que esse recheio fique dentro da bola. Em relação ao pão de Deus, faça uma pequena covinha no centro da bola e com ajuda de uma colher de sobremesa vá colocando o recheio de coco no meio. Disponha as bolas no tabuleiro, com um certo espaço entre cada uma delas, pincele com o ovo batido, cubra novamente e deixe levedar por mais uma hora. Nessa altura, prefiro deixar levedar na minha sala (pois, a massa já está no tabuleiro) que é mais quente do que a minha cozinha. Assim a massa cresce mais e fica bem fofa.

Faltando dez minutos para acabar de levedar, aqueça o forno a 200 graus. Quando acabar o tempo de levedura, leve o tabuleiro ao forno por 12 minutos. Estão prontas!

Com esta farinha da Nacional, também é possível fazer Bolo Rei e Folar. Já fiz o Bolo Rei e fica fantástico!


Bolo Rei feito com a farinha de brioche da Nacional também na máquina de fazer pão

1 comentário:

  1. Nossa adorei a receita! Muito bom,mas antes tenho que comprar uma maquina destas.

    ResponderEliminar