terça-feira, 29 de outubro de 2013

Lombo de porco no forno

Antes de ir ao forno

Lombo de porco assado com batatas, chouriço, alho e chalotas

Ingredientes:

1 pedaço médio de lombo de porco (com ou sem osso - com osso dá mais sabor)
14 batatas pequenas para assar
10 chalotas
1 cabeça de alho
10 rodelas de chouriço
Sal grosso a gosto
Azeite a gosto
Pimenta moída a gosto
Paprica a gosto 
Sumo de 1 limão
Salsa fresca para decorar

Modo de preparo:

Regue o lombo com sumo de limão já no recipiente que vai levá-lo ao forno e junte as rodelas de chouriço. Lave as batatas, descasque as chalotas, parta a cabeça de alho ao meio e junte ao lombo. Tempere todo o lombo com sal, pimenta e paprica, depois regue com azeite. Use as mãos para envolver a carne nos temperos, para que o lombo fique bem untado. Cubra com papel alumínio e deixe marinar por quinze minutos. Entretanto, aqueça o forno a 220 graus e depois do lombo ter marinado, leve-o ao forno por uma hora coberto com papel alumínio com o lado brilhante virado para baixo. Passada a primeira hora, retire do forno, vire o lado do lombo e das batatas, cubra novamente e leve ao forno por mais uma hora (ou quarenta minutos, depende do grau de cozedura passada a primeira hora). Passada a segunda hora, retire o papel alumínio e leve ao forno no grill por dez minutos de cada lado. Quando estiver pronto, decore com salsa.






Tarte de chocolate


Tarte simples e fácil de chocolate

Ingredientes:

1 base de massa quebrada
1 caixa de natas
1 chávena de leite
1 barra de chocolate de culinária (175g)
1 barra média (200g ou 175g) de chocolate ao leite com amêndoas
2 ovos
3 colheres de sopa de leite condensado cozido
Chocolate granulado para decorar
Feijões secos para cozer a massa

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180 graus. Coloque a massa quebrada numa forma de tartes e corte as pontas extras. Fure o fundo da massa com um garfo, cubra com feijões secos e leve ao forno durante sete minutos. Retire do forno e trate agora do recheio.
Coloque o leite e as natas para ferver numa panela, quando levantar fervura, retire do lume e junte os chocolates partidos aos bocados. Envolva bem até que derreta completamente e fique totalmente incorporado ao leite e as natas. Bata os ovos a parte e depois junte à mistura do chocolate, depois de misturar tudo muito bem, coloque o recheio por cima da massa e leve ao forno por cerca de vinte minutos.
Depois de retirar do forno, espere cerca de cinco minutos e barre com leite condensado cozido (apenas para servir de "cola" para o chocolate granulado). Decore com chocolate granulado e está pronto. A tarte acompanha muito bem uma bola de gelado de baunilha ou de caramelo.

sábado, 19 de outubro de 2013

Gnocchi com gambas e caviar


Gnocchi ou Nhoque...

Ingredientes:

1 pacote pequeno de nhoque de compra (dá para duas pessoas)
15 gambas descascadas (deixem a cabeça para dar sabor)
1 ramo pequeno de salsa fresca
2 colheres de sopa de caviar negro
Azeite a gosto
Sumo de limão
Pimenta a gosto
1 cubo de caldo de marisco
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparação:

Coloque água para ferver com um fio de azeite. Quando levantar fervura, junte o nhoque e deixe-o cozinhar por dois ou três minutos. Quando eles subirem para o alto da panela, pode escorrer a água, pois já estarão cozidos. Passe-os por água fria para que não amoleçam. 
Lave as gambas com sumo de limão e reserve. Numa panela coloque a manteiga e um pouco de azeite, junte o alho para aromatizar e um pouco de pimenta. Derreta o cubo de marisco numa chávena de café com água a ferver. Junte o caldo ao azeite e o alho e também as gambas. Cozinhe as gambas dos dois lados e junte o nhoque. Envolva o nhoque no molho e acrescente o ramo de salsa picado. Na hora de servir, coloque uma colher de sopa de caviar negro no meio do prato.

Bolo de fubá com goiabada


Uma tentação para a hora do chá

Ingredientes:

4 ovos grandes
1 chávena de açúcar moreno
1 chávena de vaqueiro líquida (ou manteiga derretida)
1 chávena e 1/2 de fubá (farinha de milho)
1 chávena e 1/2 de farinha de trigo
2 chávenas de leite de coco
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
1/2 embalagem de goiabada
6 colheres de sopa de leite
Açúcar fino para polvilhar
  
Modo de preparação:

Numa panela coloque a goiabada e três colheres de leite. Em lume brando, mexa até a goiabada desfazer-se completamente para que se obtenha uma espécie de calda. Quando estiver desfeita e sem grumos, apague o lume e reserve para esfriar completamente. 
Unte uma forma redonda com bastante manteiga e polvilhe com fubá. Aqueça o forno a 180 graus. Bata as claras em castelo e depois vá acrescentando as gemas, uma a uma, sem parar de bater. A seguir acrescente o açúcar aos poucos e depois a manteiga, sempre a bater. Junte o fubá e misture devagar, acrescente uma chávena de leite de coco e volte a bater com a batedeira. A seguir, junte a farinha aos poucos, a outra chávena de leite de coco e 3 colheres de leite também aos poucos e sempre a bater. Com a massa homogénea, junte o fermento e misture até estar totalmente envolvido.
Na forma untada despeje um pouco da massa até forrar o fundo da mesma. Com uma concha, vá colocando a goiabada derretida em forma de círculo. Acrescente mais massa e mais goiabada de forma alternada até o fim. Leve ao forno por cerca de 40 minutos. Depois de esfriar por cerca de 10 ou 15 minutos, desenforme e polvilhe com açúcar fino refinado.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Pão de alho e sardinhas


Saudável, rápido e saboroso

Ingredientes:

1 bola integral
1 baguete integral
Azeite
Sal e pimenta
1 tomate chucha
1 dente de alho picado 
1 lata de sardinhas em azeite (esta vem até com algumas rodelas de azeitonas)
Oregãos
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Abra os pães, distribua-os no recipiente que vai levá-los ao forno. Aqueça o forno a 200 graus. Regue os pães com um fio de azeite e distribua por cima deles o alho picado. Corte o tomate em rodelas finas, retire as sementes e tempere-os com sal e pimenta. Coloque as rodelas dos tomates por cima dos pães e e polvilhe com oregãos. Abra a lata de sardinhas e retire o excesso do azeite. Amasse-as com um garfo e distribua por cima dos pães. Leve ao forno durante sete a dez minutos. Quando retirar do forno, polvilhe com queijo parmesão ralado.


Bolo Formigueiro com recheio de leite condensado cozido e nozes


Bolo para quem precisa engordar :D

Ingredientes para a massa:

3 ovos grandes
1 chávena de açúcar moreno
1 chávena de manteiga derretida (em temperatura ambiente, a manteiga não poderá estar quente quando misturada aos demais ingredientes)
3 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de leite de coco
1 chávena de leite de soja (pode ser leite de vaca)
1 chávena de chocolate granulado
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparação:

Unte uma forma redonda com manteiga e farinha de trigo. Aqueça o forno a 180 graus. Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo e reserve. Bata as gemas junto com o açúcar, depois acrescente a manteiga e bata com a batedeira por cerca de três minutos. Junte uma chávena de farinha aos poucos e continue a bater, junte a segunda chávena de farinha sempre aos poucos e sem parar de bater. Comece a verter pouco a pouco o leite de coco, sempre a bater. Repita o processo com a última chávena de farinha e com o leite de soja. Agora acrescente o fermento e misture lentamente com uma varinha de bater à mão. Finalmente acrescente as claras, envolvendo de forma delicada à mistura com uma colher e sem bater. Quando a mistura estiver homogénea, acrescente a chocolate granulado e mexa devagar com uma colher. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Não abra o forno antes dos 30 minutos, pois o bolo pode afundar. Passado os 40 minutos, espete o bolo com um palito de churrasco, se o palito sair limpo, o bolo estará cozido. Deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar.

Ingredientes para o recheio e cobertura:

1/2 lata de leite condensado cozido
50g de miolo de nozes picados
1 caixa de natas light
1 barra de chocolate de culinária
1/2 chávena de açúcar moreno
1 colher de manteiga
Açúcar fino para polvilhar

Modo de preparação:

Depois de desenformar o bolo, quando já estiver frio, divida o bolo ao meio com uma faca bem comprida, como se estivesse a abrir um pão para fazer uma sandes. Separe as duas partes, deixando uma com o miolo virado para cima. Nesta parte, espalhe o leite condensado cozido e depois as nozes picadas. Agora trate da cobertura. Num tacho, coloque as natas, o chocolate, o açúcar moreno e a manteiga. Em lume médio, vá mexendo suavemente até o chocolate desfazer-se e a mistura tornar-se um creme leve e brilhante. Retire do lume. Verta um pouco da cobertura - com a ajuda de uma concha - em cima do recheio de nozes e leite condensado cozido. Pode utilizar cerca de metade, pois a cobertura rende bastante. Vai humedecer o bolo e depois juntar a parte de cima para fechá-lo, como se fosse uma sandes. Utilize o restante da cobertura para cobrir todo o bolo e polvilhe com açúcar fino quando o creme de chocolate já estiver frio.


  

Arroz de feijão frade e frango


Aproveitar as sobras de frango

Ingredientes:

1 chávena de arroz
2 chávenas de água
Azeite
Sal a gosto
Rodelas de chouriço a gosto
2 dentes de alho picados
Tomilho fresco
1 lata de feijão frade média
4 ovos de codorniz cozidos durante 3 minutos para decorar (pode usar um ovo normal)
Sobras de frango desfiado (utilizei 2 asas e 1 costela que sobraram de um frango assado no churrasco comprado no dia anterior)
1 cubo de caldo de galinha

Modo de preparo:

Comece por fazer o arroz. Primeiro frite o arroz em um fio de azeite durante 2 ou 3 minutos, depois acrescente a água e um pouco de sal (muito pouco). Deixe ferver em lume alto. Quando a água for absorvida, tampe a panela e apague o lume. Reserve. Agora, numa outra panela, aqueça uma colher de sopa de azeite, junte o alho picado e as rodelas de chouriço. Depois de fritar o chouriço dos dois lados, retire-os da panela e reserve-os. Coloque na panela o frango desfiado, o tomilho, o feijão frade escorrido e o cubo de caldo de galinha. Refogue durante alguns minutos até o feijão e o frango ganharem o sabor do chouriço que esteve na mesma panela. Junte o arroz à mistura, envolva tudo muito bem e alise depois a superfície. Decore com os chouriços, os ovos de codorniz e tomilho fresco. Apague o lume e tampe a panela por cerca de 2 ou 3 minutos antes de servir.

Bife do lombo com molho de camarões e arroz basmati de alecrim


Bife do lombo com molho de camarões para 4 pessoas

Ingredientes para o arroz:

1 chávena de arroz basmati
2 chávenas de água
1/2 cubo de caldo de arroz
1 dente de alho
Alecrim seco a gosto
1 fio de azeite

Modo de preparação:

Coloque o fio de azeite no tacho, depois junte o dente de alho picado. Deixe fritar um pouco e junte o arroz. Frite o arroz por cerca de dois ou três minutos. Junte a água e o 1/2 caldo de arroz. Deixe cozer em lume alto, quando a água for absorvida, abaixe o lume e junte o alecrim. Misture bem, tampe e apague o lume. A cozedura será finalizada com o vapor.

Ingredientes para o bife:

4 bifes do lombo
200g de miolo de camarão (eu usei o selvagem de Moçambique 20/40)
1 colher de sopa de mostarda
1 caixa de natas
1/2 copo de vinho do porto
1 colher de manteiga
Sal e pimenta a gosto
1/2 limão

Modo de preparação:

Lave os miolos de camarão com o sumo de limão e tempere-os com um pouco de sal. Esprema um pouco do limão também em cima de cada bife. Tempere os bifes com sal e pimenta. Numa tigela a parte, bata a mostarda com as natas e junte o vinho. Misture bem e reserve. Aqueça a manteiga numa panela e coloque os bifes por cerca de 4 minutos de cada lado. Acrescente os camarões e deixe-os junto com os bifes até que estejam rosados. A seguir junte a mistura das natas. Misture bem e deixe cozer por cerca de cinco ou dez minutos, até o molho ficar encorpado. Sirva com o arroz.

domingo, 6 de outubro de 2013

Ceviche


Uma iguaria peruana

Ingredientes:

2 postas de perca (pode ser qualquer peixe branco e tem de ser fresco, já fazem ceviches com camarão, lulas e polvo também)
Sumo de 6 limões (com limas obtém-se melhor resultado)
10 tomates cereja (pode substituir por rabanetes, batatas...)
1 cebola roxa de preferência
1 ramo de coentros (eu também juntei salsa, apesar de não fazer parte da receita tradicional)
1 pimenta malagueta
Sal a gosto
Tomilho (usei raminhos apenas para decorar)

Modo de preparo:

Comece por tirar a pele do peixe, retirar as espinhas e cortar em cubinhos pequenos. Reserve. Faça o sumo dos limões e deite num recipiente que seja fundo o suficiente para que depois os cubos de peixe fiquem imersos no sumo. Tempere o sumo com a pimenta malagueta cortada em pedaços fininhos. Quanto mais sementes deixar, mais picante vai ficar, portanto depende do seu gosto. Pique os coentros bem finos e junte também ao sumo de limão. Junte os cubos do peixe a mistura, cubra com papel película e leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, pique a cebola e os tomates. Passado os trinta minutos, tempere a marinada com sal e junte a cebola e os tomates. Retifique os temperos (sal e pimenta) e está pronto a servir. Decorei com um pequeno ramo de tomilho, mas pode-se decorar como quiser. A acidez do limão vai cozinhar o peixe, mesmo sem ter ido ao lume. 

sábado, 5 de outubro de 2013

Tarte de pêras


Tarte fácil e saborosa

Ingredientes:

10 pêras descaroçadas (não escolham aquelas que estiverem muito maduras)
1 base de massa quebrada (podem fazer a massa se quiserem, as vezes eu faço a minha, pois fica sempre melhor do que a de compra, mas nem sempre temos tempo!)
2 colheres de chá de canela em pó
1 chávena de açúcar moreno
1 lata de leite condensado
1/2 sumo de limão
3 ovos de tamanho médio

Modo de preparo:

Lave bem as pêras, pois vamos utilizá-las com casca. Já descaroçadas, corte-as em fatias não muito finas. Leve-as a cozer num tacho com pouca água, somente o suficiente para cobri-las, junte também o açúcar e 1 colher de canela em pó. Não deixe cozer muito tempo, só o suficiente para ficarem macias, não devem ficar moles.
Entretanto, coloque a massa quebrada na forma de tarte e fure o fundo com um garfo. Aqueça o forno a 180 graus. 
Depois de tirar as pêras do tacho e de escorrer a água, distribua-as por cima da massa quebrada, fazendo várias camadas. Finalize com 1 colher de canela em pó, polvilhada por cima das pêras.
Agora trate do recheio. Misture o leite condensado com o sumo do limão. Acrescente os três ovos e bata bem com a batedeira. Verta a mistura por cima das pêras e leve ao forno por 40 ou 45 minutos. Depois de pronta, deixe descansar pelo menos 10 minutos antes de desenformar. 

Salada de Salmão Fumado e Caviar


Mais uma salada para a noite!

Ingredientes:

5 folhas de alface francesa
8 tomates cereja
200g de salmão fumado
Caviar a gosto (usei o negro, mas podem o usar o rosa)
Queijo feta em cubos a gosto
Folhas de manjericão fresco a gosto
Azeite e sal a gosto
Sumo de limão a gosto (1/2 limão deve ser suficiente)

Modo de preparo:

Lave bem as folhas de alface, de manjericão e também os tomates. Numa travessa (já para servir a salada) distribua as folhas de alface e tempere-as com azeite e sal (pouco). Disponha o salmão fumado por cima do alface e regue com sumo de limão. Decore com as folhas de manjericão, tomate cereja e queijo feta. Tempere novamente com mais um fio de azeite e só no final distribua pequenas porções de caviar por cima dos tomates cereja. Está pronta!

Queque de chocolate


O meu queque de chocolate

Ingredientes para a massa:

1 pacote de 150g de mousse de chocolate pronta (se for de 100g, reduz-se a quantidade dos demais ingredientes para que fiquem na mesma proporção. Eu uso a mousse de chocolate ao leite da Alsa)
1 chávena de farinha de trigo
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
1 chávena de manteiga
100g de nozes picadas (pode substituir por amêndoas)
100g de passas picadas sem caroços (opcional)
3 ovos médios
3 colheres de de sopa de leite
1 colher de sopa de mel

Ingredientes para a cobertura (se quiserem):

100g de chocolate de culinária (1 barra)
200ml de natas frescas
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
Chocolate granulado para decorar ou nozes picadas ou amêndoas (o que tiver em casa ou o que gostar mais)

Modo de preparo (queques):

Aqueça o forno a 180 graus. Prepare a forma de queques, colocando as forminhas de papel adequadas para irem ao forno. A minha forma dá 12 queques, mas esta receita sempre ultrapassa essa quantidade. Assim, faço 2 fornadas. Geralmente rende a volta de 16 ou 17 queques.
Coloque na batedeira o pacote de mousse, a farinha de trigo e o fermento. Misture bem com uma colher. Derreta a manteiga e junte ao preparado. Mexa novamente, acrescente os ovos e o mel. Bata com a batedeira até a mistura ficar homogénea. Depois acrescente as passas, as nozes e o leite. Misture tudo com uma colher. Distribua nas forminhas e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Não deve abrir o forno durante esse tempo, pois os queques podem ficar murchos.

Modo de preparo (cobertura):

Coloque o chocolate para derreter numa panela juntamente com as natas, a manteiga e o açúcar. Sempre em lume baixo, mexa delicadamente com uma colher de pau ou de silicone. Depois do chocolate totalmente derretido, deve continuar a mexer até a mistura parecer brilhante e sedosa, sempre em lume baixo. Depois disso, a cobertura estará pronta. Ficará consistente e não escorrerá pelos queques. Barre os queques um a um e depois polvilhe com chocolate granulado ou com nozes.

Uma dica engraçada: como podem ver na imagem, os meus queques têm uma placa a dizer parabéns papá. Eu mesma fiz essas placas. Fiz uma tabela no word com "Parabéns papá" e depois de imprimir, colei em palitos e espetei nos queques, pois eram para o aniversário de um papá. Para o aniversário do meu filho, imprimi imagens do Mickey (que era o tema da festa) e também fotos do meu filho e fiz o mesmo processo com os palitos.


Os queques eram outros, depois publico a receita destes.
   

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Alheira de caça com ovos de codorniz em cama de espinafres e puré de batata doce


Alheira no forno para o jantar!

Ingredientes (para duas porções)

2 alheiras de caça
6 ovos de codorniz
200 g de espinafres baby
2 dentes de alho
1 batata doce grande
50 ml de natas light
1 colher de manteiga magra
queijo ralado a gosto
Tomilho a gosto (se tiver fresco é melhor)
Sal, azeite e pimenta a gosto


Aqueça o forno a 220 graus. Forre uma assadeira com papel alumínio (papel 
prata) e coloque as duas alheiras em cima do papel. Faça pequenos furinhos com um palito em casa alheira. Leve ao forno durante 10 ou 15 minutos. Vire o lado da alheira e leve novamente ao forno por mais ou menos 10 minutos. Depende muito da qualidade da alheira e também da 
potência do seu forno, por isso convém ir acompanhando. Depois disso, a 
alheira já está pronta, mas enquanto ela estiver no forno, vá tratando dos 
demais elementos. Descasque a batata e leve a cozer por mais ou menos 15 minutos. Lave os  espinafres. Refogue o alho em azeite, junte os espinafres 
até murcharem, acrescente sal e pimenta a gosto. Reserve. Numa panela 
coloque água para ferver para escalfar com casca os ovos de codorniz. 
Enquanto a água ferve, trate do puré de batata doce. Com a batata já cozida, escorra a água, junte as natas, o queijo ralado, a manteiga e uma pitada de sal. Bata com a varinha mágica até obter uma textura cremosa. Acrescente o tomilho, mexa bem e reserve. Já com água a ferver, junte os 6 ovos de codorniz durante apenas um minuto ou dois. Retire-os da água, descasque-os e reserve. Agora chegou  a hora de montar o prato. Coloque os espinafres refogados no canto do prato, ponha a alheira por cima dos espinafres e decore com 3 ovos de codorniz, polvilhe com tomilho. Do outro lado do prato, ponha uma porção do puré de batata doce e está pronto.