sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ideias para doces e decoração



Meu filho completou dois aninhos...

Os dias passam rapidamente e o meu filho fez mais um aniversário! Como a data caiu no meio da semana, ele teve o privilégio de ter dois bolos :D 
As fotografias que estão no alto são do bolo que eu fiz para ele no dia exato em que fez dois anos. O tema foi o "Toy Story", ele adora esse filme! O bolo era de coco, receita que já publiquei, e o recheio de chocolate com natas. Cobri com pasta de açúcar ou massa americana (em cada lugar chamam de uma coisa) e eu mesma modifiquei a cor da massa com corante azul e amarelo. Fui juntando umas gotinhas e amassando até obter a cor que eu queria.

A festa para a família...

Para a festa mesmo, eu encomendei o bolo, fui buscar imagens no google e pedi à pasteleira que fizesse igual, vejam:



Como teria muitas coisas para tratar, também encomendei cake pops e maçãs do amor, que ficam super originais na mesa! Para quem não sabe, são maçãs cobertas com caramelo quente.




Espetei os cake pops em esferovite dentro de um vaso de flores. Ao fundo, estão as minhas árvores de marshmallows. Eu mesma as confeccionei e não é difícil! Comprem 2 bolas de esferovite, enrolem palitos de churrasco numa fita, espete em uma bola os marshmallows e a outra bola serve como base, ficará escondida dentro de um vaso como este dos cake pops.

Fiz doces variados: brigadeiro, moranguinho, beijinho, gotas do mar e bolinhas de ouro. A base é uma lata de leite condensado e uma colher de sopa de manteiga para todos, depois acrescenta-se algumas coisas para cada um. Brigadeiro: cacau em pó a gosto e para confeito chocolate em pó ou granulado (não utilizem achocolatado); moranguinho: gotas de aroma de morango e corante vermelho, para confeito algo que se pareça com uma folhinha; beijinho: coco ralado na massa e para confeito (a maioria das pessoas decora o beijinho com um cravo da índia, eu não gosto); gotas do mar: aroma de baunilha e corante azul, para confeito pérolas azuis (notem que os doces ficaram verdes, mas eu não sei por que!); bolinhas de ouro: gema de ovo, aroma de baunilha e corante amarelo, para confeito açúcar em pó amarelo.




Para todos os doces e salgados fiz plaquinhas com os nomes de cada um, como podem ver.
Vi uma ideia na internet que também achei engraçada e fiz para a mesa do bolo: uma torre de chocolates. Basta comprarmos um cone de esferovite e espetar os bombons.



É esta aí no canto da foto.
Para enfeitar a mesa utilizei brinquedos do toy story que eram do meu filho e também objetos da empresa que decorou a festa, como o baú que se vê ao fundo.




Comprei flores que tinham a mesma cor do tema da festa para decorar a mesa de salgados e fiz rótulos para as garrafinhas de água. 
Espero que tenha dado boas ideias, pois antes do aniversário do meu filho, fiquei contente com blogs que ajudavam com dicas fáceis e úteis. 

terça-feira, 20 de maio de 2014

Sapateira recheada


Comer marisco em casa

Eu adoro marisco. Vou muitas vezes com meu marido ao rodízio de marisco na Ericeira, gostamos de quase tudo, mas uma das nossas preferências é a sapateira recheada. 
Decidi tentar fazer cá em casa. Da primeira vez, achei que deu muito trabalho, mas depois de estar sentadinha a comer, já nem me lembrava. Da segunda vez, achei que deu muito trabalho, mas novamente sentadinha achei que valeu a pena. Para os preguiçosos de plantão aviso desde já: o trabalho é apenas retirar a carne da sapateira. Não sou lá muito jeitosa nessa parte, por isso é que custa!  

Ingredientes:

1 Sapateira
1 Cebola cortada ao meio
2 folhas de louro
Sal grosso a gosto

Para a maionese:

1 ovo L
150ml de óleo
50ml de azeite
Sal e pimenta a gosto
Sumo de 1/2 limão

Para o recheio:

2 chávenas de chá cheias de mini tostas
1 ovo cozido
1 ramo de salsa
2 colheres de chá de mostarda
Molho Inglês a gosto

Modo de Preparação:

Ponha água a ferver com o sal grosso, a cebola e as folhas de louro. Quando estiver a ferver, coloque a sapateira viva e deixe cozinhar por 15 minutos. Retire a sapateira da água e deixe esfriar.

Faça a maionese:

Coloque no copo da varinha o ovo, o sal e a pimenta. Depois o óleo e o azeite. Encoste a hélice no fundo do copo e comece a bater sem levantar a varinha. Vá deitando o sumo de limão em simultâneo. Só quando começar a solidificar é que poderá levantar a varinha. Reserve a maionese para tratar do resto.

Comece o recheio:

Triture as tostas, o ovo cozido e a salsa. 
Desmonte a sapateira. Retire a carne de algumas patas (ou de todas se tiver coragem para fazer isso :D) e junte às tostas, faça o mesmo com todo o recheio da sapateira. Deite fora os pulmões e o excesso de água. Volte a triturar tudo muito rapidamente. Acrescente a maionese, a mostarda e o molho inglês. Misture tudo muito bem. Retifique os temperos e use a carapaça da sapateira para servir.


Bavaroise de Morango com Leite condensado cozido


Um doce para depois do jantar

Ontem experimentei uma bavaroise com leite condensado cozido. Experimentem também!

Ingredientes:

Um caixinha de morangos (os meus eram grandes)
1 lata de leite condensado cozido
1 caixa de natas (200 ml - deixe previamente no frigorífico) 
7 folhas de gelatina sem cor e sem sabor

Para a calda:

3 morangos grandes cortados em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 cálice de vinho do Porto

Modo de Preparação:

Ponha as folhas de gelatina num recipiente com água fria e com um cubo de gelo pelo menos por cinco minutos. Lave os morangos e bata com a varinha juntamente com as natas. Adicione o leite condensado cozido até dissolver tudo completamente. Finalmente esprema as folhas de gelatina, retirando toda a água, e junte à mistura. Volte a bater até ficar bem cremoso. Distribua em taças e leve ao frigorífico até solidificar.

Calda:

Leve todos os ingredientes ao lume baixo, numa panela antiaderente. Deixe ficar em ponto de doce. Reserve para a hora de servir.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Salmão Braseado com Legumes Salteados


Quem não gosta de Salmão?

Meu marido trouxe dois pequenos lombos de salmão e eu fui logo estudar uma maneira de fazê-los. Leio uma coisa ali e outra aqui e acabo por ser quase totalmente fiel a uma receita que encontrei. 80% fiel eu diria? Ou 70%? Bem... fidelidade culinária não é o meu forte! Mas, adorei a receita! 

Ingredientes:

2 lombos de salmão
1/2 courgette
1 cenoura grande
1 cebola roxa
Flor de Sal
Azeite
Molho de soja 
1 colher de sopa de gengibre ralado
Coentro fresco bem picado

Modo de Preparação:

Passe os lombos de salmão por um fio de azeite e reserve. Corte a cebola, a cenoura e a courgette em tiras bem finas. Numa frigideira antiaderente coloque um fio de azeite e deixe aquecer bem. Coloque a cenoura, tempere com flor de sal e deixe saltear. Depois leve a cenoura para um recipiente. Passe um papel toalha na frigideira, mais um fio de azeite e leve a cebola a saltear, temperando também com flor de sal. Cebola para o recipiente. Repita a operação com a courgette e reserve os legumes salteados.
Vamos preparar agora o molho. Num copo com tampa coloque o gengibre ralado, molho de soja e azeite (juntei cerca de três dedos de molho de soja e um pouco mais de azeite. O copo era estreito). Agite bem e reserve.
Tempere o salmão com flor de sal. Aqueça um grelhador antiaderente e tente brasear todos os lados do salmão. Atenção: é um trabalho muito rápido, pois o interior do salmão deve permanecer rosa. Decore o salmão com coentros picados. Volte a agitar o molho e tempere o salmão e os legumes com ele.


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Pastel de Forno

O meu pastel favorito...

Eu adoro as empadas brasileiras, mas o pastel de forno é o meu salgado de eleição. Quando morava no Brasil - no período em que vivi em MG - era o que mais gostava de pedir no Bar do Sr. Quinzinho. 
Para não errar nas medidas, comprei uma balança. Utilizo-a sempre quando faço massas e afins.

Ingredientes para a massa:

3 chávenas de farinha de trigo
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
150g de manteiga
1 colher de chá de sal
1 ovo
1 gema para pincelar
1 ou 2 colheres de água morna para moldar a massa

Modo de Preparação

Misture a farinha com o queijo, o sal e junte a manteiga. Desfaça a manteiga com as mãos juntando com a farinha. Faça um buraco no meio e coloque o ovo previamente batido. Vá misturando pelas bordas aos poucos. Depois, comece a amassar. Se notar, que a massa não liga, junte então um pouco da água morna. Faça uma bola, envolva em película e leve ao frigorífico por pelo menos meia hora. Passado esse tempo, abra a massa com um rolo, corte-a com um molde - ou com o utensílio que tiver em casa - em círculos. Recheie a gosto, pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, durante 15 ou 25 minutos. Vá acompanhando a cor dos pasteis.

Recheio:

Podem rechear os pastéis com o que quiserem. Eu fiz um recheio rápido e fácil. Misturei duas latas de atum escorridas com mozzarella desfiada e queijo philadélfia até ficar com uma consistência cremosa, depois juntei cebolinho.


segunda-feira, 24 de março de 2014

Bolo de Coco



Dia do Pai

Como toda comemoração que se preze, o dia do pai merece um bolo! Ou até mesmo mais de um :) Para o dia do pai deste ano, fiz três bolos diferentes. Um pão de ló (que já deixei a receita aqui no blog), recheado com queijo philadélfia (misturado em sumo de lima e açúcar em pó), morangos e doce de cereja, coberto com o queijo philadélfia também e decorado com morangos (um dos bolos favoritos do meu marido e do meu filho):



O segundo bolo que fiz, também já postei aqui a receita, apesar de desta vez ter feito um pouco diferente, a essência é a mesma. Fiz bolo de fubá com recheio de goiabada (um dos bolos favoritos do meu pai), coberto com pasta de açúcar:



Para deixar o dia mais amoroso, fiz um bolo de coco em formato de coração e também em forminhas individuais para os gulosos acabarem com ele em duas dentadas.

Ingredientes:

3 ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena e 1/2 de farinha de trigo
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
1 chávena de leite de coco
1/2 chávena de coco ralado
2 colheres de chá cheias de fermento

Modo de Preparação:

Unte as formas ou forma com manteiga e polvilhe com farinha. Aqueça o forno a 180 graus. Bata as claras em neve (castelo) e vá acrescentando o açúcar aos poucos sem parar de bater. Depois faça o mesmo com as gemas. Uma a uma e sem parar de bater. Acrescente a manteiga e volte a bater. Junte o leite de coco aos poucos, sempre a bater. Misture o coco ralado com a farinha de trigo e junte à massa envolvendo cuidadosamente. Bata um pouco em velocidade mínima e por fim junte o fermento, envolvendo devagar. Leve ao forno por cerca de vinte minutos (é pouco tempo, pois usei uma forma baixa e pequena e depois outras individuais (3) que cozinham a massa mais rápido).

Ingredientes para a calda:

1 colher de sopa de maizena dissolvida em duas colheres de sopa de leite
1/2 chávena de leite de coco
1/2 chávena de leite condensado
1 chávena de café de coco ralado

Modo de preparação:

Leve todos os ingredientes ao lume baixo, sempre mexendo até que fique um pouco consistente, não precisa de endurecer.

Cubra os bolos e polvilhe com coco ralado.




sábado, 22 de fevereiro de 2014

Bolo com pasta de açúcar


Como utilizar a pasta de açúcar/portuguesa/americana...

Ando com uma ambição faz tempo... decorar um bolo com a famosa massa americana. Primeiro: eu não sabia como se chamava a tal cobertura de açúcar. Fui ao Google e inventei coisas até descobrir que se chamava massa americana. Segundo: onde comprar a dita? Já que fazer estava fora de questão, pois não encontraria facilmente os ingredientes (acho eu). Terceiro: como utilizaria?
Bem... comprar não foi difícil. Depois de algumas tentativas em Lisboa, acabei descobrindo uma loja especializada em bolos pertinho da minha casa! Lá, a senhora explicou para mim que na verdade ela vendia pasta de açúcar ou portuguesa e que a americana era para fazer decorações. Na internet, encontrei informações contraditórias... alguns dizem que é tudo a mesma coisa! Ok, ok... vamos ao que interessa!

Ingredientes para o bolo (receita minha, fica húmido e saboroso):

4 claras batidas em castelo (neve)
4 gemas
1 chávena e 1/2 de açúcar
1 chávena de manteiga derretida
3 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de leite de coco
1/2 chávena de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de chá bem cheias de fermento

Modo de Preparação:

Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda (30) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Bata as gemas com o açúcar até ter um creme branco. Junte a manteiga e continue a bater até ficar fofo. Junte a farinha aos poucos, alternando com o leite de coco e batendo sempre. Acrescente o leite e a baunilha. Incorpore todos os ingredientes e junte o fermento. Bata numa velocidade mínima. Por fim, junte as claras em castelo de forma cuidada, sem bater. Leve ao forno por cerca de 45 minutos.

Depois de desenformar, já frio, divida o bolo ao meio para recheá-lo.

Recheio:

Fiz um recheio de coco ralado com leite condensado, 200g de chocolate negro, leite e amido de milho. Podem fazer a gosto.

Cobertura:

Barrei todo o bolo com leite condensado cozido, pois a pasta de açúcar precisa de algo para agarrar.

Decoração:

Utilizei 1/2 embalagem média de pasta de açúcar branca (é para cobrir um bolo de 28 cm, mas se abrirmos bem e deixá-la fina, dá para utilizar duas vezes, foi o que fiz) e 1/2 embalagem pequena de pasta de açúcar vermelha.

No balcão da cozinha ou numa mesa lisa, espalhe amido de milho. Amasse a pasta até ficar maleável. Como estamos no Inverno, a senhora da loja aconselhou-me a levar ao micro-ondas por apenas um segundo se notasse que estava muito rígida. Fiz isso e foi mais fácil. Depois é só abrir a massa com um rolo. Cuidadosamente, colocamos por cima do bolo e cortamos o excesso com um cortador de pizza.
Depois é só decorar a vontade. Utilizei cortadores em formato de corações e a pasta de cor vermelha para criar esse efeito.





Adorei!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sopa exótica de abóbora e bolo de chocolate com queijo philadelfia e cobertura de chocolate branco


Um jantar para o dia dos namorados

O dia dos namorados caiu numa sexta-feira, deixei para comemorar no sábado e no dia propriamente dito preparei o jantar: Sopa de abóbora para entrada, espetadas de camarão e lulas com batatas assadas como prato principal e de sobremesa: bolo de chocolate com queijo philadelfia!!!

Ingredientes para a sopa:

1 abóbora média
azeite
pimenta moída
Flor de sal
1 colher de sopa de manteiga
1 alho francês as rodelas
1 cebola picada
1 colher de sopa bem cheia de gengibre ralado
1 dente de alho picado
1 cubo de legumes
1 colher de chá bem cheia de caril
400 ml de leite de coco
Estragão para polvilhar

Modo de preparação:

Lave bem a abóbora e seque-a, pois a sopa pode também ser servida na própria casca se quiser. Corte em cima do talo, como se estivesse a fazer uma tampa na abóbora. Retire todas as sementes com as mãos ou com a ajuda de uma colher. Tempere o interior da abóbora com um fio de azeite, flor de sal e pimenta. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, com a abóbora virada para baixo por cerca de 45 minutos. Passado este tempo, retire a abóbora do forno. Tire toda a polpa e reserve a casca se quiser servi-la ali. Aqueça a manteiga e refogue a cebola juntamente com o alho francês. Junte o gengibre, o cubo de legumes e o dente de alho. Acrescente a polpa da abóbora e o caril. Envolva todos os ingredientes e junte o leite de coco. Deixe fervilhar e está pronta. Depois é só passar tudo com a varinha mágica, polvilhar com estragão e servir na própria abóbora se preferir.

Para o prato principal, fiz espetadas de camarão e lulas. Apenas alternei camarão, lulas, uma rodela de chouriço e um cubo de pimento verde. Temperei com alho em pó, flor de sal, sumo de limão e levei ao grelhador. Acompanhei com batatas assadas lentamente no forno (170 graus). Demora cerca de 50 minutos a assar, depois de assadas, faço um corte no meio e coloco queijo ralado para gratinar. Vão ao forno outra vez, apenas para o queijo derreter. Depois, decoro com oregãos frescos.



O vinho que acompanhei... uma maravilha vinda da França! Tenho de agradecer a minha irmã e ao meu cunhado por essa deliciosa prenda!

Por fim... vamos à sobremesa:



Ingredientes para o bolo:

1 chávena e 1/2 de açúcar
3 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de manteiga derretida
3 ovos
1 chávena de cacau em pó
1 chávena e 1/2 de leite
3 colheres de chá de fermento

Modo de preparação:

Bata as claras e depois acrescente as gemas, uma a uma. Junte o açúcar e misture bem. Depois, acrescente a manteiga e bata até obter um creme fofo. Junte a farinha aos poucos e depois o leite. No final, incorpore o cacau e depois o fermento.

Ingredientes para o creme de queijo:

2 embalagens de queijo philadelfia
2 ovos
1/2 chávena de açúcar

Modo de preparação:

Misture todos os ingredientes e bata com a batedeira até o creme ficar uniforme.

Aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque metade da massa do bolo e depois o creme de queijo. Despeje a outra metade da massa do bolo que sobrou e leve ao forno por cerca de 50 minutos.

Cobertura do bolo:

200g de chocolate branco de culinária
200ml de natas
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de maisena dissolvida em um pouco de leite (muito pouco mesmo)
Morangos lavados, secos e cortados para decorar.

Modo de preparação:

Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao lume até ficar encorpado. Cubra todo o bolo e decore com morangos.





Chantilly e frutas


Rápida e eficaz

Durante a semana, eu e a maioria dos mortais não temos muito tempo disponível para fazer sobremesas, mas nem por isso temos menos vontade de tê-las por perto :D Eis uma solução rápida que faço algumas vezes: chantilly e frutas!

Ingredientes para o chantilly de lima e baunilha:

200 ml de natas frescas geladas
1 colher de chá de essência de baunilha
Sumo de 1/2 lima
4 colheres de sopa cheias de açúcar em pó

Modo de Preparação:

Comece a bater as natas em velocidade máxima. Aos poucos e sem parar de bater junte o sumo de lima, depois a baunilha e vá acrescentando aos poucos o açúcar. Fica pronto muito rápido com essas natas frescas. Uns dois ou três minutos, eu acho.

As frutas e a geleia:

Uso morangos sempre! Lave-os bem e seque-os com papel toalha.
Usei também desta vez uma maçã descascada e partida em cubos.
A geleia: uso sempre de frutos vermelhos, ou só de morango ou cereja. Junto 2 ou 3 colheres de café em cada taça.

Para equilibrar os sabores:

Tenho sempre bolacha maria triturada em casa. Junto 3 ou 4 colheres de sopa em cada taça.

Montagem:

Numa taça, coloque 2 colheres de sopa de chantilly, bolacha triturada, 1 colher de café de geleia e as frutas. Comece tudo outra vez, até ter terminado o chantilly. Fácil, não é?



terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Risoto de Cogumelos Shitake e Frango


Finalmente fiz um risoto...

Toda a gente sabe que não é muito fácil fazer um risoto perfeito. É difícil acertar na cozedura do arroz! Eu costumava fazer uma receita batoteira de risoto de camarão, porém muito boa e eficaz. Chamo-a batoteira, porque o arroz poderia ser um qualquer e de risoto mesmo só havia o queijo! Qualquer dia, publico-a, pois as receitas batoteiras as vezes também são saborosas.
Desta vez, resolvi aventurar-me num tradicional risoto e... correu tudo bem! Utilizei as sobras do frango do churrasco, que é sempre mão para toda obra :D

Ingredientes:

2 chávenas de arroz para risoto
1 litro de água quente (utilizei um pouco menos)
1 cubo e meio de caldo de galinha
4 colheres de sopa de manteiga
2 chalotas picadas (ou uma cebola média)
1/2 chávena de vinho branco seco
250g de cogumelos shitake
Frango desfiado (sobras do churrasco, tinha 1 coxa, 2 asas e metade de uma costela)
150g de queijo parmesão ralado na hora

Modo de Preparação:

Lave bem os cogumelos e deixe de molho em água fria. Desfie o frango e reserve. Corte os cogumelos a seu gosto e reserve. Derreta a metade da manteiga numa panela média. Junte as chalotas e deixe refogar por 5 minutos. Junte o arroz, o vinho e o caldo de galinha. Deixe cozinhar um pouco. Depois vá juntando a água pouco a pouco, mexendo de vez em quando e acompanhando a cozedura. Quando estiver a 10 minutos desse processo, junte os cogumelos. Continue a acrescentar a água pouco a pouco. A cozedura total deverá demorar 20 minutos, ou seja, dez minutos após ter juntado os cogumelos. Um pouco antes do fim desse tempo, acrescente o frango desfiado e mexa bem. O arroz fica al dente, tal como as massas, não deve ficar bem cozido. Retire do lume, corrija o sal, se necessário. Junte as duas colheres de manteiga que sobraram e o queijo parmesão. Incorpore bem ao arroz e está pronto.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Fondue de queijo


Queijinho quente Suíço 

Pela primeira vez resolvi fazer um fondue de queijo! Já tinha comprado uma vez aquelas embalagens prontas, onde é só preciso aquecer, mas não gostei muito do sabor e também vamos combinar uma coisa: chega de amadorismo!

Ingredientes para o Fondue:

300g de queijo Emmental
300g de queijo Gruyere (este não encontrei no supermercado, mas como já tinha lido que podia substituir por queijo da Ilha curado... assim o fiz)
200ml de vinho branco seco
1 dente de alho
2 colheres de sopa rasas de maisena

Modo de Preparação:

Parta todo o queijo em bocados e triture no robot de cozinha ou no utensílio que tiver em casa para esse efeito. Dissolva a maisena no vinho branco. Na panela que for levar ao lume (utilizei um fondue de louça, pois não tinha álcool para aquecer o outro), esfregue o dente de alho em todo o fundo e depois descarte o dente de alho. Junte o queijo ao vinho nesta panela e leve ao lume brando até o queijo dissolver completamente. Depois, é só transferir para o recipiente do fondue.

Acompanhamentos:

Fiz um pão básico na minha máquina de fazer pão com uma crosta mais rígida, pois fica melhor com o fondue. Utilizei ainda chouriço curado, tomates cerejas, cogumelos frescos e pepinos em conserva. Também fica muito bom com cubos de presunto e batatas noisettes.

Para acompanhar é sempre bom um vinho tinto. Dessa vez, preferi uma sangria com limas, morangos, laranja, maçã, canela e hortelã.


Pão de Ló com recheio de queijo mascarpone e morangos


Uma tentação...

Tinha vontade de fazer um pão de ló assim há muito tempo. O pão de ló por si só para mim é muito chato e sem graça. Vejo muitos programas de culinária e eles sempre cortam o pão de ló e fazem recheios tão bonitos com frutas... pensei: "Vou fazer também!". O primeiro passo foi comprar moldes para massa: comprei uma caixinha que vem com diferentes formatos e tamanhos, dá para cortar raviolis também! O segundo passo foi pensar no meu recheio: comprei uma embalagem de queijo mascarpone e morangos. O terceiro passo: chegar mais cedo em casa para pôr as mãos em obra!


Ingredientes para o pão de ló:


5 ovos

1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
manteiga e farinha para untar a forma

Modo de Preparação:


Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Bata as claras em neve (ou castelo). Peneire a farinha junto com o fermento. Acrescente às claras uma gema de cada vez sem parar de bater, depois vá juntando o açúcar aos poucos sem parar de bater. Vai obter um creme alto e fofo. Envolva a farinha peneirada com o fermento utilizando um batedor manual de forma suave. Despeje na forma e leve ao forno por cerca de 20 minutos (se a forma for mais alta, o tempo de cozedura pode ser maior. De qualquer forma, nunca abra o forno antes dos 20 minutos).

Deixe esfriar e trate do recheio.

Ingredientes para o recheio:


1 embalagem de queijo mascarpone

Morangos cortados em pedaços pequenos (lave os morangos, mas seque-os depois, eles não podem estar molhados)
Sumo de 1/2 lima
2 colheres de sopa bem cheias de açúcar em pó

Modo de Preparação:


Junte o açúcar ao queijo, até a mistura se tornar homogénea. Acrescente o sumo da lima e misture até ficar bem cremoso (se quiser utilizar mais sumo de lima, pode fazê-lo).




Montagem:


O pão de ló deverá estar frio na hora do corte.




Para montar cada bolo irá precisar de dois pedaços. Primeiro barre o creme do queijo de forma generosa numa fatia. Acrescente morangos picados. Barre a outra fatia e cole àquela que já tem os morangos. Barre mais creme no topo, decore com morangos e polvilhe com açúcar em pó.




quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Batata Doce Gratinada com Atum


Os benefícios da batata doce

Eu adoro batata doce, mas só recentemente fiquei a saber o quanto faz bem à saúde. A batata doce ajuda a emagrecer, fortalece o sistema imunológico e também ajuda a controlar a diabetes. 
Tenho feito esta batata no forno, fica bastante saborosa, como também faço mousseline e purê (receitas que já publiquei aqui). Contudo, entretanto e todavia... resolvi buscar mais inventos com a batata doce e encontrei esta receita na internet, alterei algumas coisas, como sempre e todo sempre :D e tive uma surpresa enorme!! É muito bom!!! Vamos aos ingredientes:

2 Batatas doces grandes
1 Lata de atum em azeite
2 Dentes de alho
2 Colheres de sopa de manteiga
5 Colheres de sopa de natas
Salsa picada a gosto
Sal e pimenta a gosto
Azeitonas verdes sem caroço (só usei 8 azeitonas)
Queijo para gratinar a gosto
Estragão a gosto

Modo de Preparação:

Lave bem as duas batatas. Eu costumo raspar um pouco da casca, pois algumas vêm muito sujas. Seque com papel toalha, coloque num recipiente que possa ir ao microondas (pois, é para lá que elas vão :D). Leve então ao microondas por cerca de 12 minutos em potência máxima. Tenha cuidado para não secarem demais.
Numa tábua de cozinha, divida a batata ao meio. Retire a polpa de cada batata e reserve.
Triture no misturador ou no robot de cozinha os dentes de alho e a salsa. Depois acrescenta-se à mistura a polpa da batata, as natas, o atum escorrido, a manteiga, o sal e a pimenta. Volte a triturar tudo até que tenha uma espécie de pasta ou patê.
Use essa pasta para rechear as batatas, polvilhe com o queijo e com o estragão, decore com as azeitonas. Leve ao forno aquecido a 180 graus num recipiente forrado com papel alumínio até o queijo estar dourado. É só servir!
Pode ser usado como entrada ou como acompanhamento.