terça-feira, 20 de maio de 2014
Sapateira recheada
Comer marisco em casa
Eu adoro marisco. Vou muitas vezes com meu marido ao rodízio de marisco na Ericeira, gostamos de quase tudo, mas uma das nossas preferências é a sapateira recheada.
Decidi tentar fazer cá em casa. Da primeira vez, achei que deu muito trabalho, mas depois de estar sentadinha a comer, já nem me lembrava. Da segunda vez, achei que deu muito trabalho, mas novamente sentadinha achei que valeu a pena. Para os preguiçosos de plantão aviso desde já: o trabalho é apenas retirar a carne da sapateira. Não sou lá muito jeitosa nessa parte, por isso é que custa!
Ingredientes:
1 Sapateira
1 Cebola cortada ao meio
2 folhas de louro
Sal grosso a gosto
Para a maionese:
1 ovo L
150ml de óleo
50ml de azeite
Sal e pimenta a gosto
Sumo de 1/2 limão
Para o recheio:
2 chávenas de chá cheias de mini tostas
1 ovo cozido
1 ramo de salsa
2 colheres de chá de mostarda
Molho Inglês a gosto
Modo de Preparação:
Ponha água a ferver com o sal grosso, a cebola e as folhas de louro. Quando estiver a ferver, coloque a sapateira viva e deixe cozinhar por 15 minutos. Retire a sapateira da água e deixe esfriar.
Faça a maionese:
Coloque no copo da varinha o ovo, o sal e a pimenta. Depois o óleo e o azeite. Encoste a hélice no fundo do copo e comece a bater sem levantar a varinha. Vá deitando o sumo de limão em simultâneo. Só quando começar a solidificar é que poderá levantar a varinha. Reserve a maionese para tratar do resto.
Comece o recheio:
Triture as tostas, o ovo cozido e a salsa.
Desmonte a sapateira. Retire a carne de algumas patas (ou de todas se tiver coragem para fazer isso :D) e junte às tostas, faça o mesmo com todo o recheio da sapateira. Deite fora os pulmões e o excesso de água. Volte a triturar tudo muito rapidamente. Acrescente a maionese, a mostarda e o molho inglês. Misture tudo muito bem. Retifique os temperos e use a carapaça da sapateira para servir.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário