terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Risoto de Cogumelos Shitake e Frango


Finalmente fiz um risoto...

Toda a gente sabe que não é muito fácil fazer um risoto perfeito. É difícil acertar na cozedura do arroz! Eu costumava fazer uma receita batoteira de risoto de camarão, porém muito boa e eficaz. Chamo-a batoteira, porque o arroz poderia ser um qualquer e de risoto mesmo só havia o queijo! Qualquer dia, publico-a, pois as receitas batoteiras as vezes também são saborosas.
Desta vez, resolvi aventurar-me num tradicional risoto e... correu tudo bem! Utilizei as sobras do frango do churrasco, que é sempre mão para toda obra :D

Ingredientes:

2 chávenas de arroz para risoto
1 litro de água quente (utilizei um pouco menos)
1 cubo e meio de caldo de galinha
4 colheres de sopa de manteiga
2 chalotas picadas (ou uma cebola média)
1/2 chávena de vinho branco seco
250g de cogumelos shitake
Frango desfiado (sobras do churrasco, tinha 1 coxa, 2 asas e metade de uma costela)
150g de queijo parmesão ralado na hora

Modo de Preparação:

Lave bem os cogumelos e deixe de molho em água fria. Desfie o frango e reserve. Corte os cogumelos a seu gosto e reserve. Derreta a metade da manteiga numa panela média. Junte as chalotas e deixe refogar por 5 minutos. Junte o arroz, o vinho e o caldo de galinha. Deixe cozinhar um pouco. Depois vá juntando a água pouco a pouco, mexendo de vez em quando e acompanhando a cozedura. Quando estiver a 10 minutos desse processo, junte os cogumelos. Continue a acrescentar a água pouco a pouco. A cozedura total deverá demorar 20 minutos, ou seja, dez minutos após ter juntado os cogumelos. Um pouco antes do fim desse tempo, acrescente o frango desfiado e mexa bem. O arroz fica al dente, tal como as massas, não deve ficar bem cozido. Retire do lume, corrija o sal, se necessário. Junte as duas colheres de manteiga que sobraram e o queijo parmesão. Incorpore bem ao arroz e está pronto.

Sem comentários:

Enviar um comentário