sábado, 22 de fevereiro de 2014
Bolo com pasta de açúcar
Como utilizar a pasta de açúcar/portuguesa/americana...
Ando com uma ambição faz tempo... decorar um bolo com a famosa massa americana. Primeiro: eu não sabia como se chamava a tal cobertura de açúcar. Fui ao Google e inventei coisas até descobrir que se chamava massa americana. Segundo: onde comprar a dita? Já que fazer estava fora de questão, pois não encontraria facilmente os ingredientes (acho eu). Terceiro: como utilizaria?
Bem... comprar não foi difícil. Depois de algumas tentativas em Lisboa, acabei descobrindo uma loja especializada em bolos pertinho da minha casa! Lá, a senhora explicou para mim que na verdade ela vendia pasta de açúcar ou portuguesa e que a americana era para fazer decorações. Na internet, encontrei informações contraditórias... alguns dizem que é tudo a mesma coisa! Ok, ok... vamos ao que interessa!
Ingredientes para o bolo (receita minha, fica húmido e saboroso):
4 claras batidas em castelo (neve)
4 gemas
1 chávena e 1/2 de açúcar
1 chávena de manteiga derretida
3 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de leite de coco
1/2 chávena de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de chá bem cheias de fermento
Modo de Preparação:
Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda (30) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Bata as gemas com o açúcar até ter um creme branco. Junte a manteiga e continue a bater até ficar fofo. Junte a farinha aos poucos, alternando com o leite de coco e batendo sempre. Acrescente o leite e a baunilha. Incorpore todos os ingredientes e junte o fermento. Bata numa velocidade mínima. Por fim, junte as claras em castelo de forma cuidada, sem bater. Leve ao forno por cerca de 45 minutos.
Depois de desenformar, já frio, divida o bolo ao meio para recheá-lo.
Recheio:
Fiz um recheio de coco ralado com leite condensado, 200g de chocolate negro, leite e amido de milho. Podem fazer a gosto.
Cobertura:
Barrei todo o bolo com leite condensado cozido, pois a pasta de açúcar precisa de algo para agarrar.
Decoração:
Utilizei 1/2 embalagem média de pasta de açúcar branca (é para cobrir um bolo de 28 cm, mas se abrirmos bem e deixá-la fina, dá para utilizar duas vezes, foi o que fiz) e 1/2 embalagem pequena de pasta de açúcar vermelha.
No balcão da cozinha ou numa mesa lisa, espalhe amido de milho. Amasse a pasta até ficar maleável. Como estamos no Inverno, a senhora da loja aconselhou-me a levar ao micro-ondas por apenas um segundo se notasse que estava muito rígida. Fiz isso e foi mais fácil. Depois é só abrir a massa com um rolo. Cuidadosamente, colocamos por cima do bolo e cortamos o excesso com um cortador de pizza.
Depois é só decorar a vontade. Utilizei cortadores em formato de corações e a pasta de cor vermelha para criar esse efeito.
Adorei!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário