terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Risoto de Cogumelos Shitake e Frango


Finalmente fiz um risoto...

Toda a gente sabe que não é muito fácil fazer um risoto perfeito. É difícil acertar na cozedura do arroz! Eu costumava fazer uma receita batoteira de risoto de camarão, porém muito boa e eficaz. Chamo-a batoteira, porque o arroz poderia ser um qualquer e de risoto mesmo só havia o queijo! Qualquer dia, publico-a, pois as receitas batoteiras as vezes também são saborosas.
Desta vez, resolvi aventurar-me num tradicional risoto e... correu tudo bem! Utilizei as sobras do frango do churrasco, que é sempre mão para toda obra :D

Ingredientes:

2 chávenas de arroz para risoto
1 litro de água quente (utilizei um pouco menos)
1 cubo e meio de caldo de galinha
4 colheres de sopa de manteiga
2 chalotas picadas (ou uma cebola média)
1/2 chávena de vinho branco seco
250g de cogumelos shitake
Frango desfiado (sobras do churrasco, tinha 1 coxa, 2 asas e metade de uma costela)
150g de queijo parmesão ralado na hora

Modo de Preparação:

Lave bem os cogumelos e deixe de molho em água fria. Desfie o frango e reserve. Corte os cogumelos a seu gosto e reserve. Derreta a metade da manteiga numa panela média. Junte as chalotas e deixe refogar por 5 minutos. Junte o arroz, o vinho e o caldo de galinha. Deixe cozinhar um pouco. Depois vá juntando a água pouco a pouco, mexendo de vez em quando e acompanhando a cozedura. Quando estiver a 10 minutos desse processo, junte os cogumelos. Continue a acrescentar a água pouco a pouco. A cozedura total deverá demorar 20 minutos, ou seja, dez minutos após ter juntado os cogumelos. Um pouco antes do fim desse tempo, acrescente o frango desfiado e mexa bem. O arroz fica al dente, tal como as massas, não deve ficar bem cozido. Retire do lume, corrija o sal, se necessário. Junte as duas colheres de manteiga que sobraram e o queijo parmesão. Incorpore bem ao arroz e está pronto.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Fondue de queijo


Queijinho quente Suíço 

Pela primeira vez resolvi fazer um fondue de queijo! Já tinha comprado uma vez aquelas embalagens prontas, onde é só preciso aquecer, mas não gostei muito do sabor e também vamos combinar uma coisa: chega de amadorismo!

Ingredientes para o Fondue:

300g de queijo Emmental
300g de queijo Gruyere (este não encontrei no supermercado, mas como já tinha lido que podia substituir por queijo da Ilha curado... assim o fiz)
200ml de vinho branco seco
1 dente de alho
2 colheres de sopa rasas de maisena

Modo de Preparação:

Parta todo o queijo em bocados e triture no robot de cozinha ou no utensílio que tiver em casa para esse efeito. Dissolva a maisena no vinho branco. Na panela que for levar ao lume (utilizei um fondue de louça, pois não tinha álcool para aquecer o outro), esfregue o dente de alho em todo o fundo e depois descarte o dente de alho. Junte o queijo ao vinho nesta panela e leve ao lume brando até o queijo dissolver completamente. Depois, é só transferir para o recipiente do fondue.

Acompanhamentos:

Fiz um pão básico na minha máquina de fazer pão com uma crosta mais rígida, pois fica melhor com o fondue. Utilizei ainda chouriço curado, tomates cerejas, cogumelos frescos e pepinos em conserva. Também fica muito bom com cubos de presunto e batatas noisettes.

Para acompanhar é sempre bom um vinho tinto. Dessa vez, preferi uma sangria com limas, morangos, laranja, maçã, canela e hortelã.


Pão de Ló com recheio de queijo mascarpone e morangos


Uma tentação...

Tinha vontade de fazer um pão de ló assim há muito tempo. O pão de ló por si só para mim é muito chato e sem graça. Vejo muitos programas de culinária e eles sempre cortam o pão de ló e fazem recheios tão bonitos com frutas... pensei: "Vou fazer também!". O primeiro passo foi comprar moldes para massa: comprei uma caixinha que vem com diferentes formatos e tamanhos, dá para cortar raviolis também! O segundo passo foi pensar no meu recheio: comprei uma embalagem de queijo mascarpone e morangos. O terceiro passo: chegar mais cedo em casa para pôr as mãos em obra!


Ingredientes para o pão de ló:


5 ovos

1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
manteiga e farinha para untar a forma

Modo de Preparação:


Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Bata as claras em neve (ou castelo). Peneire a farinha junto com o fermento. Acrescente às claras uma gema de cada vez sem parar de bater, depois vá juntando o açúcar aos poucos sem parar de bater. Vai obter um creme alto e fofo. Envolva a farinha peneirada com o fermento utilizando um batedor manual de forma suave. Despeje na forma e leve ao forno por cerca de 20 minutos (se a forma for mais alta, o tempo de cozedura pode ser maior. De qualquer forma, nunca abra o forno antes dos 20 minutos).

Deixe esfriar e trate do recheio.

Ingredientes para o recheio:


1 embalagem de queijo mascarpone

Morangos cortados em pedaços pequenos (lave os morangos, mas seque-os depois, eles não podem estar molhados)
Sumo de 1/2 lima
2 colheres de sopa bem cheias de açúcar em pó

Modo de Preparação:


Junte o açúcar ao queijo, até a mistura se tornar homogénea. Acrescente o sumo da lima e misture até ficar bem cremoso (se quiser utilizar mais sumo de lima, pode fazê-lo).




Montagem:


O pão de ló deverá estar frio na hora do corte.




Para montar cada bolo irá precisar de dois pedaços. Primeiro barre o creme do queijo de forma generosa numa fatia. Acrescente morangos picados. Barre a outra fatia e cole àquela que já tem os morangos. Barre mais creme no topo, decore com morangos e polvilhe com açúcar em pó.




quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Batata Doce Gratinada com Atum


Os benefícios da batata doce

Eu adoro batata doce, mas só recentemente fiquei a saber o quanto faz bem à saúde. A batata doce ajuda a emagrecer, fortalece o sistema imunológico e também ajuda a controlar a diabetes. 
Tenho feito esta batata no forno, fica bastante saborosa, como também faço mousseline e purê (receitas que já publiquei aqui). Contudo, entretanto e todavia... resolvi buscar mais inventos com a batata doce e encontrei esta receita na internet, alterei algumas coisas, como sempre e todo sempre :D e tive uma surpresa enorme!! É muito bom!!! Vamos aos ingredientes:

2 Batatas doces grandes
1 Lata de atum em azeite
2 Dentes de alho
2 Colheres de sopa de manteiga
5 Colheres de sopa de natas
Salsa picada a gosto
Sal e pimenta a gosto
Azeitonas verdes sem caroço (só usei 8 azeitonas)
Queijo para gratinar a gosto
Estragão a gosto

Modo de Preparação:

Lave bem as duas batatas. Eu costumo raspar um pouco da casca, pois algumas vêm muito sujas. Seque com papel toalha, coloque num recipiente que possa ir ao microondas (pois, é para lá que elas vão :D). Leve então ao microondas por cerca de 12 minutos em potência máxima. Tenha cuidado para não secarem demais.
Numa tábua de cozinha, divida a batata ao meio. Retire a polpa de cada batata e reserve.
Triture no misturador ou no robot de cozinha os dentes de alho e a salsa. Depois acrescenta-se à mistura a polpa da batata, as natas, o atum escorrido, a manteiga, o sal e a pimenta. Volte a triturar tudo até que tenha uma espécie de pasta ou patê.
Use essa pasta para rechear as batatas, polvilhe com o queijo e com o estragão, decore com as azeitonas. Leve ao forno aquecido a 180 graus num recipiente forrado com papel alumínio até o queijo estar dourado. É só servir!
Pode ser usado como entrada ou como acompanhamento.