terça-feira, 20 de maio de 2014

Sapateira recheada


Comer marisco em casa

Eu adoro marisco. Vou muitas vezes com meu marido ao rodízio de marisco na Ericeira, gostamos de quase tudo, mas uma das nossas preferências é a sapateira recheada. 
Decidi tentar fazer cá em casa. Da primeira vez, achei que deu muito trabalho, mas depois de estar sentadinha a comer, já nem me lembrava. Da segunda vez, achei que deu muito trabalho, mas novamente sentadinha achei que valeu a pena. Para os preguiçosos de plantão aviso desde já: o trabalho é apenas retirar a carne da sapateira. Não sou lá muito jeitosa nessa parte, por isso é que custa!  

Ingredientes:

1 Sapateira
1 Cebola cortada ao meio
2 folhas de louro
Sal grosso a gosto

Para a maionese:

1 ovo L
150ml de óleo
50ml de azeite
Sal e pimenta a gosto
Sumo de 1/2 limão

Para o recheio:

2 chávenas de chá cheias de mini tostas
1 ovo cozido
1 ramo de salsa
2 colheres de chá de mostarda
Molho Inglês a gosto

Modo de Preparação:

Ponha água a ferver com o sal grosso, a cebola e as folhas de louro. Quando estiver a ferver, coloque a sapateira viva e deixe cozinhar por 15 minutos. Retire a sapateira da água e deixe esfriar.

Faça a maionese:

Coloque no copo da varinha o ovo, o sal e a pimenta. Depois o óleo e o azeite. Encoste a hélice no fundo do copo e comece a bater sem levantar a varinha. Vá deitando o sumo de limão em simultâneo. Só quando começar a solidificar é que poderá levantar a varinha. Reserve a maionese para tratar do resto.

Comece o recheio:

Triture as tostas, o ovo cozido e a salsa. 
Desmonte a sapateira. Retire a carne de algumas patas (ou de todas se tiver coragem para fazer isso :D) e junte às tostas, faça o mesmo com todo o recheio da sapateira. Deite fora os pulmões e o excesso de água. Volte a triturar tudo muito rapidamente. Acrescente a maionese, a mostarda e o molho inglês. Misture tudo muito bem. Retifique os temperos e use a carapaça da sapateira para servir.


Bavaroise de Morango com Leite condensado cozido


Um doce para depois do jantar

Ontem experimentei uma bavaroise com leite condensado cozido. Experimentem também!

Ingredientes:

Um caixinha de morangos (os meus eram grandes)
1 lata de leite condensado cozido
1 caixa de natas (200 ml - deixe previamente no frigorífico) 
7 folhas de gelatina sem cor e sem sabor

Para a calda:

3 morangos grandes cortados em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 cálice de vinho do Porto

Modo de Preparação:

Ponha as folhas de gelatina num recipiente com água fria e com um cubo de gelo pelo menos por cinco minutos. Lave os morangos e bata com a varinha juntamente com as natas. Adicione o leite condensado cozido até dissolver tudo completamente. Finalmente esprema as folhas de gelatina, retirando toda a água, e junte à mistura. Volte a bater até ficar bem cremoso. Distribua em taças e leve ao frigorífico até solidificar.

Calda:

Leve todos os ingredientes ao lume baixo, numa panela antiaderente. Deixe ficar em ponto de doce. Reserve para a hora de servir.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Salmão Braseado com Legumes Salteados


Quem não gosta de Salmão?

Meu marido trouxe dois pequenos lombos de salmão e eu fui logo estudar uma maneira de fazê-los. Leio uma coisa ali e outra aqui e acabo por ser quase totalmente fiel a uma receita que encontrei. 80% fiel eu diria? Ou 70%? Bem... fidelidade culinária não é o meu forte! Mas, adorei a receita! 

Ingredientes:

2 lombos de salmão
1/2 courgette
1 cenoura grande
1 cebola roxa
Flor de Sal
Azeite
Molho de soja 
1 colher de sopa de gengibre ralado
Coentro fresco bem picado

Modo de Preparação:

Passe os lombos de salmão por um fio de azeite e reserve. Corte a cebola, a cenoura e a courgette em tiras bem finas. Numa frigideira antiaderente coloque um fio de azeite e deixe aquecer bem. Coloque a cenoura, tempere com flor de sal e deixe saltear. Depois leve a cenoura para um recipiente. Passe um papel toalha na frigideira, mais um fio de azeite e leve a cebola a saltear, temperando também com flor de sal. Cebola para o recipiente. Repita a operação com a courgette e reserve os legumes salteados.
Vamos preparar agora o molho. Num copo com tampa coloque o gengibre ralado, molho de soja e azeite (juntei cerca de três dedos de molho de soja e um pouco mais de azeite. O copo era estreito). Agite bem e reserve.
Tempere o salmão com flor de sal. Aqueça um grelhador antiaderente e tente brasear todos os lados do salmão. Atenção: é um trabalho muito rápido, pois o interior do salmão deve permanecer rosa. Decore o salmão com coentros picados. Volte a agitar o molho e tempere o salmão e os legumes com ele.