sábado, 22 de fevereiro de 2014

Bolo com pasta de açúcar


Como utilizar a pasta de açúcar/portuguesa/americana...

Ando com uma ambição faz tempo... decorar um bolo com a famosa massa americana. Primeiro: eu não sabia como se chamava a tal cobertura de açúcar. Fui ao Google e inventei coisas até descobrir que se chamava massa americana. Segundo: onde comprar a dita? Já que fazer estava fora de questão, pois não encontraria facilmente os ingredientes (acho eu). Terceiro: como utilizaria?
Bem... comprar não foi difícil. Depois de algumas tentativas em Lisboa, acabei descobrindo uma loja especializada em bolos pertinho da minha casa! Lá, a senhora explicou para mim que na verdade ela vendia pasta de açúcar ou portuguesa e que a americana era para fazer decorações. Na internet, encontrei informações contraditórias... alguns dizem que é tudo a mesma coisa! Ok, ok... vamos ao que interessa!

Ingredientes para o bolo (receita minha, fica húmido e saboroso):

4 claras batidas em castelo (neve)
4 gemas
1 chávena e 1/2 de açúcar
1 chávena de manteiga derretida
3 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de leite de coco
1/2 chávena de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de chá bem cheias de fermento

Modo de Preparação:

Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda (30) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Bata as gemas com o açúcar até ter um creme branco. Junte a manteiga e continue a bater até ficar fofo. Junte a farinha aos poucos, alternando com o leite de coco e batendo sempre. Acrescente o leite e a baunilha. Incorpore todos os ingredientes e junte o fermento. Bata numa velocidade mínima. Por fim, junte as claras em castelo de forma cuidada, sem bater. Leve ao forno por cerca de 45 minutos.

Depois de desenformar, já frio, divida o bolo ao meio para recheá-lo.

Recheio:

Fiz um recheio de coco ralado com leite condensado, 200g de chocolate negro, leite e amido de milho. Podem fazer a gosto.

Cobertura:

Barrei todo o bolo com leite condensado cozido, pois a pasta de açúcar precisa de algo para agarrar.

Decoração:

Utilizei 1/2 embalagem média de pasta de açúcar branca (é para cobrir um bolo de 28 cm, mas se abrirmos bem e deixá-la fina, dá para utilizar duas vezes, foi o que fiz) e 1/2 embalagem pequena de pasta de açúcar vermelha.

No balcão da cozinha ou numa mesa lisa, espalhe amido de milho. Amasse a pasta até ficar maleável. Como estamos no Inverno, a senhora da loja aconselhou-me a levar ao micro-ondas por apenas um segundo se notasse que estava muito rígida. Fiz isso e foi mais fácil. Depois é só abrir a massa com um rolo. Cuidadosamente, colocamos por cima do bolo e cortamos o excesso com um cortador de pizza.
Depois é só decorar a vontade. Utilizei cortadores em formato de corações e a pasta de cor vermelha para criar esse efeito.





Adorei!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sopa exótica de abóbora e bolo de chocolate com queijo philadelfia e cobertura de chocolate branco


Um jantar para o dia dos namorados

O dia dos namorados caiu numa sexta-feira, deixei para comemorar no sábado e no dia propriamente dito preparei o jantar: Sopa de abóbora para entrada, espetadas de camarão e lulas com batatas assadas como prato principal e de sobremesa: bolo de chocolate com queijo philadelfia!!!

Ingredientes para a sopa:

1 abóbora média
azeite
pimenta moída
Flor de sal
1 colher de sopa de manteiga
1 alho francês as rodelas
1 cebola picada
1 colher de sopa bem cheia de gengibre ralado
1 dente de alho picado
1 cubo de legumes
1 colher de chá bem cheia de caril
400 ml de leite de coco
Estragão para polvilhar

Modo de preparação:

Lave bem a abóbora e seque-a, pois a sopa pode também ser servida na própria casca se quiser. Corte em cima do talo, como se estivesse a fazer uma tampa na abóbora. Retire todas as sementes com as mãos ou com a ajuda de uma colher. Tempere o interior da abóbora com um fio de azeite, flor de sal e pimenta. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, com a abóbora virada para baixo por cerca de 45 minutos. Passado este tempo, retire a abóbora do forno. Tire toda a polpa e reserve a casca se quiser servi-la ali. Aqueça a manteiga e refogue a cebola juntamente com o alho francês. Junte o gengibre, o cubo de legumes e o dente de alho. Acrescente a polpa da abóbora e o caril. Envolva todos os ingredientes e junte o leite de coco. Deixe fervilhar e está pronta. Depois é só passar tudo com a varinha mágica, polvilhar com estragão e servir na própria abóbora se preferir.

Para o prato principal, fiz espetadas de camarão e lulas. Apenas alternei camarão, lulas, uma rodela de chouriço e um cubo de pimento verde. Temperei com alho em pó, flor de sal, sumo de limão e levei ao grelhador. Acompanhei com batatas assadas lentamente no forno (170 graus). Demora cerca de 50 minutos a assar, depois de assadas, faço um corte no meio e coloco queijo ralado para gratinar. Vão ao forno outra vez, apenas para o queijo derreter. Depois, decoro com oregãos frescos.



O vinho que acompanhei... uma maravilha vinda da França! Tenho de agradecer a minha irmã e ao meu cunhado por essa deliciosa prenda!

Por fim... vamos à sobremesa:



Ingredientes para o bolo:

1 chávena e 1/2 de açúcar
3 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de manteiga derretida
3 ovos
1 chávena de cacau em pó
1 chávena e 1/2 de leite
3 colheres de chá de fermento

Modo de preparação:

Bata as claras e depois acrescente as gemas, uma a uma. Junte o açúcar e misture bem. Depois, acrescente a manteiga e bata até obter um creme fofo. Junte a farinha aos poucos e depois o leite. No final, incorpore o cacau e depois o fermento.

Ingredientes para o creme de queijo:

2 embalagens de queijo philadelfia
2 ovos
1/2 chávena de açúcar

Modo de preparação:

Misture todos os ingredientes e bata com a batedeira até o creme ficar uniforme.

Aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque metade da massa do bolo e depois o creme de queijo. Despeje a outra metade da massa do bolo que sobrou e leve ao forno por cerca de 50 minutos.

Cobertura do bolo:

200g de chocolate branco de culinária
200ml de natas
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de maisena dissolvida em um pouco de leite (muito pouco mesmo)
Morangos lavados, secos e cortados para decorar.

Modo de preparação:

Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao lume até ficar encorpado. Cubra todo o bolo e decore com morangos.





Chantilly e frutas


Rápida e eficaz

Durante a semana, eu e a maioria dos mortais não temos muito tempo disponível para fazer sobremesas, mas nem por isso temos menos vontade de tê-las por perto :D Eis uma solução rápida que faço algumas vezes: chantilly e frutas!

Ingredientes para o chantilly de lima e baunilha:

200 ml de natas frescas geladas
1 colher de chá de essência de baunilha
Sumo de 1/2 lima
4 colheres de sopa cheias de açúcar em pó

Modo de Preparação:

Comece a bater as natas em velocidade máxima. Aos poucos e sem parar de bater junte o sumo de lima, depois a baunilha e vá acrescentando aos poucos o açúcar. Fica pronto muito rápido com essas natas frescas. Uns dois ou três minutos, eu acho.

As frutas e a geleia:

Uso morangos sempre! Lave-os bem e seque-os com papel toalha.
Usei também desta vez uma maçã descascada e partida em cubos.
A geleia: uso sempre de frutos vermelhos, ou só de morango ou cereja. Junto 2 ou 3 colheres de café em cada taça.

Para equilibrar os sabores:

Tenho sempre bolacha maria triturada em casa. Junto 3 ou 4 colheres de sopa em cada taça.

Montagem:

Numa taça, coloque 2 colheres de sopa de chantilly, bolacha triturada, 1 colher de café de geleia e as frutas. Comece tudo outra vez, até ter terminado o chantilly. Fácil, não é?