segunda-feira, 24 de março de 2014

Bolo de Coco



Dia do Pai

Como toda comemoração que se preze, o dia do pai merece um bolo! Ou até mesmo mais de um :) Para o dia do pai deste ano, fiz três bolos diferentes. Um pão de ló (que já deixei a receita aqui no blog), recheado com queijo philadélfia (misturado em sumo de lima e açúcar em pó), morangos e doce de cereja, coberto com o queijo philadélfia também e decorado com morangos (um dos bolos favoritos do meu marido e do meu filho):



O segundo bolo que fiz, também já postei aqui a receita, apesar de desta vez ter feito um pouco diferente, a essência é a mesma. Fiz bolo de fubá com recheio de goiabada (um dos bolos favoritos do meu pai), coberto com pasta de açúcar:



Para deixar o dia mais amoroso, fiz um bolo de coco em formato de coração e também em forminhas individuais para os gulosos acabarem com ele em duas dentadas.

Ingredientes:

3 ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena e 1/2 de farinha de trigo
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
1 chávena de leite de coco
1/2 chávena de coco ralado
2 colheres de chá cheias de fermento

Modo de Preparação:

Unte as formas ou forma com manteiga e polvilhe com farinha. Aqueça o forno a 180 graus. Bata as claras em neve (castelo) e vá acrescentando o açúcar aos poucos sem parar de bater. Depois faça o mesmo com as gemas. Uma a uma e sem parar de bater. Acrescente a manteiga e volte a bater. Junte o leite de coco aos poucos, sempre a bater. Misture o coco ralado com a farinha de trigo e junte à massa envolvendo cuidadosamente. Bata um pouco em velocidade mínima e por fim junte o fermento, envolvendo devagar. Leve ao forno por cerca de vinte minutos (é pouco tempo, pois usei uma forma baixa e pequena e depois outras individuais (3) que cozinham a massa mais rápido).

Ingredientes para a calda:

1 colher de sopa de maizena dissolvida em duas colheres de sopa de leite
1/2 chávena de leite de coco
1/2 chávena de leite condensado
1 chávena de café de coco ralado

Modo de preparação:

Leve todos os ingredientes ao lume baixo, sempre mexendo até que fique um pouco consistente, não precisa de endurecer.

Cubra os bolos e polvilhe com coco ralado.